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Cartas

Ruídos do 207

"Quero registrar minha insatisfação por ter comprado um Peugeot 207 SW em agosto. O carro apresenta ruído no volante desde que saiu da concessionária. Já estive por três vezes na revenda para sanar o defeito, sem sucesso. Segundo o responsável pela oficina, o ruído é característico do veículo -ou seja, não tem solução. Liguei para a Peugeot e solicitei a devolução do carro, o que foi negado."

LUIZ CLÁUDIO GRANJA (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA PEUGEOT - "Na última passagem do cliente pela revenda, esclarecemos que o ruído reclamado foi percebido pelo conselheiro técnico. É bem sutil, sendo característico. Inclusive foi mostrado em outros veículos novos expostos na loja. Para que ficasse claro ao proprietário, substituímos a chave de seta. Mas reforçamos que o barulho iria ocorrer."

RÉPLICA DO LEITOR - "A revenda deve informar ao consumidor que o ruído é um dos itens de série do modelo."

Frontier sem peças

"No dia 6 de outubro, levei minha Nissan Frontier à Itavema. Foi constatado que a picape apresentava problema na bomba de combustível e nos bicos injetores. O carro está na garantia de fábrica, mas ainda não foi reparado."

ANTÔNIO SEBASTIÃO (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA NISSAN - "Informamos que o assunto em questão já foi resolvido."

RÉPLICA DO LEITOR - "Fizeram o conserto e, por erro de montagem, o motor ferveu. Precisei pagar mais R$ 41.500 por outra Frontier."

Fusion sem som

"Comprei um Ford Fusion em agosto. Na primeira semana de uso, o carro apresentou problemas no sistema integrado de som e nos controles eletrônicos. Dias depois, não pude ligar o carro: estava totalmente sem bateria. Na Superfor, foi constatado que é preciso trocar o aparelho, que não existe no Brasil. Meu carro tem apenas 170 quilômetros rodados e está parado na autorizada.''

RICARDO HOFLING (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA FORD - "Informamos que o veículo foi atendido pela Superfor e o cliente confirmou que a questão foi solucionada com a troca do rádio."

RÉPLICA DO LEITOR - "Fiquei mais de dois meses sem o carro."

Sandero parado

"Fui vítima de um acidente de trânsito com meu Renault Sandero Stepway. Faz um mês que o carro está parado na revenda, aguardando peças de reposição."

ANDRESSA FONSECA (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA RENAULT - "O veículo deu entrada na concessionária no dia 6 de outubro. Na semana seguinte, passou pelo processo de vistoria e liberação dos reparos por parte da seguradora. As peças necessárias chegaram em 25 de outubro. O veículo já foi reparado e entregue à cliente."

Revisão enganosa

"Levei meu Ford EcoSport à Itavema para a revisão de 12 meses. Na tabela, deveria sair por R$ 288. Mas o orçamento foi de R$ 700.

O consultor me empurrou uma revisão de corrosão de carroceria. Disse que, se não fosse feita, eu perderia a garantia do veículo. Entrei em contato com a Ford e soube da não obrigatoriedade desse serviço. A Itavema propôs um desconto na próxima revisão, que não existirá. Vou me desfazer do carro para fugir de profissionais tão mal intencionados."

MARCO ANTÔNIO ALVES (São Paulo, SP)

RESPOSTA DA FORD - "Informamos que o cliente autorizou o serviço adicional, comprovado por meio de assinatura em ordem de serviço, o que aumentou o custo da revisão."

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