Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sistemas de som veicular são alvo de pirataria

Produtos falsificados podem causar dano ao veículo e não têm garantia

Cópias usam logotipo e embalagens que são semelhantes às das peças originais para confundir compradores

DE SÃO PAULO

Depois das peças de reposição, agora é a vez de componentes dos sistemas de som dos veículos, como cabos e alto-falantes, serem o alvo da pirataria.

Os fabricantes desses produtos dizem ter verificado aumento do número de produtos falsificados no mercado.

"O equipamento falso tem aparência semelhante e imita o logotipo das marcas para confundir o comprador", cita Roberto Dias, representante de vendas da Falcon, fabricante de alto-falantes.

Segundo Emanuel Mello Junior, gerente comercial da Eros Alto-Falantes, o problema dos produtos piratas é não oferecer o rendimento esperado porque usam matéria-prima de baixa qualidade.

"Os alto-falantes apresentam defeitos como superaquecimento, e o consumidor terá que gastar mais para substituí-los", explica.

Cabos de origem duvidosa costumam ter espessura inferior à necessária para suportar a corrente.

"Um material de baixa qualidade pode acarretar danos à parte elétrica do veículo, com risco de curto-circuito, o que causaria um incêndio", alerta o consultor César Samos, da Mecânica do Gato.

CRIME

De acordo com informações do FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria), empresas importam irregularmente falsificações prontas ou produtos de baixo custo e colocam estampas que imitam grandes marcas.

"O consumidor se expõe a um produto em desacordo com as normas técnicas, comprometendo sua segurança e sua saúde, e contribui para fortalecer organizações criminosas, quase sempre ligadas ao comércio de itens falsificados", diz Rafael Bellini, secretário-executivo do FNCP.

Quem vende produtos falsificados infringe a Lei de Propriedade Industrial e pratica crime contra as relações de consumo, passível de multa e prisão.

(RICARDO RIBEIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.