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Cartas

Pane no Fox

"No início de abril, comprei um VW Fox 1.6 I-Motion. Dias depois, apareceu uma mensagem no painel solicitando contatar o fabricante. Depois de uma semana na Itavox, não encontraram a causa do problema.

Agora o carro acusou a mesma mensagem e o câmbio parou de funcionar. A Itavox alega que perdi a garantia por ter instalado lâmpadas de xenônio. Contudo, quando o carro apresentou o problema pela primeira vez, eu ainda não havia colocado o acessório."

BRUNO SANTOS MOURA (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Informamos que o veículo foi entregue ao cliente em condições normais de uso no dia 11 de novembro."

Réplica do leitor - "O reparo foi feito, e a garantia, retomada."

Zafira reprovada

"Comprei uma Chevrolet Zafira no dia 24 de maio, na Nova Veículos. O sistema de gás natural veicular foi reprovado. Já levei o carro a três autorizadas e o problema não foi resolvido.''

VALDENIR DE SOUZA (São Paulo, SP)

Resposta da Chevrolet - "O serviço de atendimento ao cliente e a concessionária transmitiram os esclarecimentos cabíveis e se colocaram à disposição para a manutenção necessária no veículo, mas o cliente não a aprovou."

Réplica do leitor - "Recebi um orçamento de R$ 1.400 pela primeira revisão, quando deveriam me cobrar apenas pelas trocas de óleo e de filtros. Não concordei e procurei uma loja especializada, que me cobrou R$ 126 pelo mesmo serviço."

Demora na entrega

"Fiz a reserva de um Land Rover Freelander na Caltabiano no dia 31 de agosto (dei um sinal de R$ 5.000), sabendo que a entrega poderia demorar de 30 a 90 dias.

Na semana passada, o supervisor comercial da loja enviou um e-mail dizendo que a entrega estava prevista para o ano que vem, sem data, por causa do aumento do IPI. Sinto-me lesado."

WILSON BRUNI MOTTA (São Paulo, SP)

Resposta da Land Rover - "O veículo estará à disposição do cliente ainda no mês de dezembro e pedimos desculpas pelo inconveniente."

Veloster sem tapete

"Meu filho comprou um Hyundai Veloster na Caoa. O tapete seria dado em cortesia, e o vendedor disse que avisaria quando o acessório chegasse.

Como ele não ligou, fui até a loja, que não tinha o tapete. E informaram também que há clientes esperando há mais de quatro meses."

PAULO ROGÉRIO ARGONSO (São Paulo, SP)

Resposta da Hyundai - "Entramos em contato com o cliente para esclarecer o ocorrido. Todavia, já fizemos intervenções de melhoria na concessionária que prestou o atendimento."

Réplica do leitor - "Fui muito mal atendido nessa revenda. Só consegui o tapete depois da intervenção da Folha."

Tanquinho ruim

"Comprei um Renault Mégane Grand Tour em setembro, na Itavema France. O carro veio com o tanque da partida a frio com a rosca espanada. A revenda diz que o problema foi causado por mau uso. Contudo, só verifiquei se o tanquinho estava com gasolina uma única vez, quando percebi o defeito."

BENEDITO BORBA (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "O problema se deve à ação de agente externo. Mesmo com o carro na garantia, não temos como repará-lo sem custo."

Réplica do leitor - "A fábrica diz que não pode trocar porque a revenda afirma que foi uso indevido. E a revenda diz que não pode trocar porque a fábrica não autoriza."

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