Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pesquisas revelam que branco é a cor mais popular em 2011

No Brasil, prata lidera a preferência; quem escolhe tonalidades diferentes do convencional deve se acostumar à fama instantânea

colaboração para a folha

O gosto por cores vibrantes passa de pai para filho, ou vice-versa. "Quando eu fui à concessionária já estava decidido a levar um Kia Picanto amarelo. Cansei do prata. Logo depois, meu pai também comprou um igual", conta o estudante Paulo Henrique Anastácio, 18.

A única diferença do seu carro para o do empresário Paulo Ariosto Anastácio, 52, é o câmbio. O pai preferiu a caixa automática.

Os fabricantes de tintas investem constantemente em pesquisas para conhecer o gosto dos consumidores.

A PPG concluiu em novembro um estudo nos Estados Unidos sobre a importância da pintura na compra de um carro novo. Para 48% dos entrevistados, a cor foi o principal fator de escolha.

DEU BRANCO

A pesquisa revelou também que o branco é a cor de carro mais popular do mundo neste ano. Cerca de 21% dos carros produzidos em 2011 saíram da fábrica pintados nesse tom. Prata e preto dividiram o segundo lugar, empatados em 20%.

"No Brasil, a cor branca tinha 10,2% da preferência em 2009, subiu para 13,8% em 2010 e agora chegou a 16,1%. O prata lidera, mas sua participação caiu de 34,1% para 31% nos últimos dois anos", diz Alex Lair de Amorim, responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Cores da PPG do Brasil.

Cores mais vibrantes chamam a atenção nas ruas, mas são minoria no planeta. De acordo com a fabricante de tintas DuPont, o vermelho tem 7% da preferência mundial, seguido pelas tonalidades de marrom (5%), verde (2%) e dourado (1%).

Quem foge à regra precisa se acostumar com a fama instantânea. O comerciante Jair Brito, 59, já está adaptado a seu VW CrossFox laranja.

"Achei lindo quando entrei na loja, mas não comprei. Depois de duas semanas, voltei decidido a vestir a cor do carro", conta.

(ROSANGELA DE MOURA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.