Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Retrovisor

DENIS CISMA denis@cisma.com.br

Sem ferrugem

O romance entre Ribeiro e seu primeiro carro antigo surgiu na infância, quando o irmão comprou um Karmann-Ghia

"Não tenho paixão por carro antigo", confessa Paulo Ribeiro, empresário, 56."Tenho paixão é por Karmann-Ghia".

Para ele, esse é o automóvel mais bonito já construído. Desenhado pelo estúdio italiano Ghia, a beleza fez o modelo ser sucesso de vendas.

O veículo produzido pela alemã Karmann sobre a plataforma do Fusca nunca teve desempenho esportivo, como seu design poderia sugerir.

O teto baixo, o espaço verdadeiro somente para dois e a opção de ser conversível era o que transformava o Karmann-Ghia em um carro muito mais romântico do que o "besouro" da VW.

O romance entre Ribeiro e seu primeiro automóvel antigo surgiu na infância, quando o irmão, dez anos mais velho, comprou um Karmann-Ghia vermelho.

Ele se recorda, com saudades, das caronas para a escola, das lavagens remuneradas que fazia, do tempo passado no carro com o irmão.

Em 2009, Ribeiro conheceu, por meio de um amigo, um restaurador de autos da Carolina do Norte (EUA) que passava férias no Brasil. Comentou que sonhava ter um Karmann-Ghia vermelho como o do irmão, mas que os preços desse modelo no Brasil eram proibitivos.

O restaurador disse que esse era um carro bem acessível nos EUA. E, assim que voltou, começou a busca.

Encontraram um de origem alemã, 1971, vermelho, mas com motor de Porsche. O antigo dono não deveria estar lá muito satisfeito com o desempenho do original, de 50 cv. Ribeiro não pensou duas vezes: repôs o motor VW e deu início à restauração completa. Sua ideia romântica do Karmann-Ghia original não poderia ser corrompida.

O modelo chegou aqui, e Ribeiro o utiliza nos fins de semana. Já acostumado ao câmbio automático do seu outro veículo do dia a dia, o Karmann-Ghia ajuda a lembrar como é prazeroso trocar as marchas. Diz ele que, igual as contas que às vezes faz no papel, sem calculadora, o Karmann-Ghia também serve para desenferrujar o cérebro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página