Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eclético, segmento dos 1.0 chega a 50 opções

Soma inclui hatches e sedãs 'populares' em configurações diversas; mais da metade custa de R$ 25 mil a R$ 30 mil

Apesar do montante recorde, segmento tem perdido participação para o de carros mais potentes e equipados

Gabo Morales/Folhapress

DE SÃO PAULO

Banco do motorista com ajuste de altura é quase um artigo de luxo em um "popular" de entrada. No Volkswagen Gol Ecomotion (R$ 26,4 mil), esse item o diferencia dos rivais diretos. E já existem 50 configurações diferentes de modelos 1.0.

Para mover a alavanca de regulagem espremida entre a base do assento e o porta-objetos lateral, é preciso abrir a porta do Gol para não raspar o dorso da mão no acabamento de plástico rugoso.

Entraves como esse são comuns a outros modelos do segmento, que representa quase a metade dos emplacamentos -o percentual de carros mais sofisticados e potentes vem crescendo com o aumento do poder aquisitivo da população.

Tanto que o professor Ricardo Sacciotta, 39, conta que está trocando seu Fiat Palio 1.0 Fire por um Toyota Corolla (1.8). "A maioria, assim que pode, também migra para um modelo melhor", acredita.

BAIXO CONSUMO

Os "populares", porém, são imbatíveis no quesito custo de manutenção, puxado principalmente pelo baixo consumo de combustível. Percorrem, em, média, 12,8 km/l de gasolina na cidade -marca idêntica à do Ford Ka 1.0, indica o teste Folha-Mauá.

Durante a última semana, de trânsito e verão intensos, a reportagem avaliou três hatches "mil", todos sem ar-condicionado e direção hidráulica, opcionais que custam cerca de R$ 4.000.

A compensação: ao não precisar alimentar esses equipamentos de conforto, o franzino motor 1.0 sofre menos para encarar subidas íngremes em segunda marcha, tarefa que os velhos "populares" mal faziam em primeira.

Em tempo: o quinquagésimo e mais novo membro desse segmento é o Gol série Black, que não apareceu para o comparativo por custar mais de R$ 30 mil.

Com a alta do dólar e mudanças tributárias que encareceram os importados chineses, os compactos veteranos Fiat Mille e Renault Clio voltaram a ser os mais acessíveis do país -custam a partir de R$ 22 mil.

O Clio é um pouco mais sofisticado e passará pela última reestilização em breve. Já o Mille ganhará um sucessor até 2014.

(FELIPE NÓBREGA)

As montadoras cederam os carros para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092; www.maua.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.