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Foco Saiba como são feitos os testes de desempenho
DE SÃO PAULO O teste Folha-Mauá é uma parceria entre a Folha e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). As medições são realizadas há 15 anos. A estreia foi com um Volvo 850 turbo. O teste foi publicado em março de 1996. Engenheiros do IMT e jornalistas da equipe do caderno "Veículos" aferem dados como aceleração, retomada de velocidade, espaço de frenagem e consumo. Os números levantados servem de base para a análise do carro. A avaliação e os textos ficam a cargo da equipe da Folha. As provas de desempenho são feitas em pista de teste fechada, com piso seco e plano, específica para esse fim. Por razões de segurança, a avaliação do espaço necessário para frear é feita apenas em veículos com freios ABS (sistema que evita o travamento das rodas e a possível perda de controle do carro). As medições são realizadas com os vidros levantados e o ar-condicionado desligado. Cada prova é repetida quatro vezes -os números finais são uma média dos resultados. TECNOLOGIA O teste de consumo tem duas etapas. A primeira, com velocidade constante de 100 km/h, simula um percurso rodoviário. A segunda é feita em circuito urbano, para registrar o gasto de combustível no trânsito da cidade. Nos carros "flex", o mesmo processo é feito com gasolina e, depois, com etanol. É preciso esvaziar o tanque por completo para não haver mistura dos combustíveis. O percurso é padronizado e o estilo de condução do motorista é mantido. Equipamentos eletrônicos de última geração são usados para fazer as medições e monitorar o comportamento do veículos. Sensores fixados no teto e no painel enviam os dados a um computador responsável por compilar os resultados das passagens. O dia na pista rende aos técnicos e aos jornalistas resultados precisos e um banco de dados que é utilizado em reportagens e na publicação do ranking dos melhores carros testados no ano. Os carros avaliados são emprestados pelas montadoras. Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros |
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