Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ferramenta online auxilia motoristas a avaliar e escolher concessionárias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A internet mudou a forma como os brasileiros compram carros. De acordo com uma pesquisa feita em 2013 pela consultoria J.D. Power, 43% dos entrevistados buscam na rede informações sobre veículos e em qual revenda devem comprá-los.

Para ajudar esses motoristas indecisos, a 4Life, empresa especializada em marketing digital, criou um repositório online de avaliações de concessionárias, feitas pelos próprios consumidores. "A ideia veio do mercado norte-americano. A busca por opiniões de outros consumidores é bem comum por lá, e a decisão de onde e o que comprar passa por uma consulta nessas ferramentas", diz Igor Kalassa, presidente da 4Life.

Chamado de ISC Digital, o portal foi criado em setembro de 2013. Desde então, foram feitas mais de 9.000 avaliações por consumidores de 3.500 concessionárias cadastradas em todo o país. "Não há custo para as revendas cadastrarem-se ou burocracia para os consumidores fazerem suas avaliações. Apenas filtramos comentários impróprios", diz Kalassa.

O presidente da 4Life acredita que faltam no Brasil referências para a avaliação online de produtos e serviços. "Existem sites para reclamações, mas não de avaliações. Muitas vezes, um produto que não agrada gera críticas que atingem o vendedor", diz o executivo.

ESTRELAS

O consumidor pode avaliar a loja com notas que vão de uma a cinco estrelas ou por uma resenha sobre a experiência de compra. O endereço é www.iscdigital.com.br.

Algumas concessionárias cadastradas disponibilizam um computador com o sistema. As revendas podem responder os consumidores. (RODRIGO LARA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página