Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

New look

Para agradar ao mercado global, fabricantes americanos exibem seus novos visuais no Salão de Detroit

Paul Sancya/AP
O conceito Tru 140S antecipa os futuros Chevrolet; o primeiro desenho foi feito durante o desenvolvimento do sedã Cruze
O conceito Tru 140S antecipa os futuros Chevrolet; o primeiro desenho foi feito durante o desenvolvimento do sedã Cruze

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

A neve deu lugar a um céu azul não visto há tempos em Detroit, a cidade sede das montadoras americanas.

Quem visita o principal salão do automóvel dos EUA assiste a uma completa renovação dos produtos, com estilo e mecânica globais, abandonando a receita de carros desproporcionalmente grandes e sedentos por gasolina.

Tudo para atrair jovens consumidores, apontados como a salvação da indústria automobilística local, que viu a crise derrubar as vendas quase pela metade em 2009 e desde então vem se recuperando.

Os novos Ford Fusion e Dodge Dart confirmam o otimismo. Menos brutamontes e recheados de tecnologia, poderiam protagonizar qualquer salão europeu.

RESGATE DA PAIXÃO

Na Chevrolet, o conceito Tru 140S chama a atenção. Montado sobre a plataforma do Cruze, o cupê de motor 1.4 turbo serve de laboratório para a futura geração do sedã da marca -e para outros modelos também.

"Não é propriamente um 'baby' Camaro, mas o espírito é esse: resgatar a paixão dos jovens pelos carros, perdida para os smartphones e outros gadgets", diz Joe Baker, responsável pela concepção do esportivo.

Para J.Mays, chefe de design da Ford, a globalização dos produtos é a tendência do momento.

"Alinhar os projetos pelo mundo diminui custos, e as pessoas estão culturalmente mais próximas. Ou você vê um iPad diferente em cada país?", questiona o projetista número um da companhia americana, cujo centro de desenvolvimento fica atualmente em Londres.

O jornalista viajou a convite da Anfavea

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.