Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com motor 1.6, March é superior ao Peugeot 207

Modelo Nissan oferece desempenho, mas acabamento poderia melhorar

Isolamento acústico ruim e falta de espaço no banco traseiro são pontos fracos dos
carros testados

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O novato Nissan March estreou no mercado com versões 1.0, de olho no segmento dos "populares". Logo depois, as opções 1.6 16v "flex" chegaram às lojas. Na alça de mira, compactos como o Peugeot 207 1.4, que encara o desafiante de origem japonesa no teste Folha-Mauá.

O desenho do March divide opiniões, mas o pacote de itens de série é um argumento a seu favor.

O Nissan 1.6 16v (111 cv) parte de R$ 35.890 e conta com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos, travamento automático das portas, computador de bordo e airbags frontais.

O 207 quatro portas custa a partir de R$ 34.990. Tem configuração semelhante, mas pede R$ 1.500 a mais pelos airbags e traz motor menos potente, com 82 cv.

O Peugeot, porém, pode ser equipado com pacote que inclui acendimento automático dos faróis e rodas de liga leve. O preço chega a R$ 37.990.

PASSEIO NA PISTA

Leve e mais potente, o Nissan 1.6 16v "flex" passeou na pista. O compacto foi de zero a 100 km/h em 9,6s. O 207 levou 15,9s para atingir a mesma velocidade.

O acerto de suspensão do Nissan privilegia a comodidade. O Peugeot é mais firme, tem acerto esportivo e vai bem na estrada. Mas, para rodar na cidade, o March oferece conforto superior.

O Nissan também se saiu ligeiramente melhor nas provas de consumo, o que confirma a superioridade de seu conjunto mecânico. Mas desempenho não é tudo, e o compacto de origem francesa leva vantagem no interior.

O 207 tem acabamento mais requintado e painel moderno. O March é simplório no desenho e nos materiais de forração.

Com alguns centímetros a mais de comprimento e painel alongado, o Peugeot transmite a sensação de ser mais espaçoso, principalmente para os ocupantes dos bancos dianteiros. No assento traseiro, ambos os modelos deixam a desejar.

March e 207 carecem de um melhor isolamento acústico. Em dia de chuva, o barulho da água batendo na lataria do Peugeot ecoa tão alto no habitáculo que os ocupantes têm a sensação de que está caindo granizo.

O problema do March é o ronco do motor, bastante perceptível em alta rotação. Se o Nissan chegou para fazer barulho no mercado, essa não é a melhor maneira de atingir tal objetivo.

As montadoras cederam os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/XX/11/4239-3092; www.maua.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.