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Cartas

Embreagem cara

"Desde que minha VW Spacefox saiu da revenda, no dia 24 de julho de 2011, passei por diversos problemas. O mais recente é a dificuldade na troca de marchas. Foi constatado que será necessário substituir a embreagem. Cobraram R$ 1.400 pelo serviço, apesar de o carro estar dentro do prazo da garantia."
MARIA LÚCIA DE SOUZA (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A avaria não é proveniente de falha de produto. A empresa se coloca à disposição para realizar os serviços necessários, mediante aprovação de orçamento pela cliente.

Réplica da leitora - "Disseram que é desgaste normal do carro e por esse motivo não há cobertura. Um absurdo!"

Troca do motor

"Comprei um Fiat Uno na concessionária Sinal. Nos primeiros dias com o carro, notei problemas no consumo de óleo. A revenda disse que havia defeito no motor e que trocariam o componente, mas quero outro carro."
MARIA CRISTINA BRITES (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo da cliente foi reparado em garantia, sem ônus, tendo sido respeitados os padrões de atendimento e qualidade da marca".

Réplica da leitora - "No dia de retirar o veículo, após a conclusão dos serviços, fui informada que o período de garantia do carro permanecia o estabelecido na data da compra (18 de maio de 2011), mesmo após a troca do motor. O gerente da concessionária disse que eu poderia ficar tranquila, pois tudo estaria registrado na Fiat. Será que posso mesmo ficar em paz depois de todo esse transtorno?"

Sem documento

"Em outubro, adquiri um Renault Sandero Stepway na Itavema. Parte do valor do carro foi financiado por meio de alienação fiduciária (crédito direto ao consumidor), operação que deve ser cadastrada no Detran. Contudo, um erro de digitação do meu nome gerou conflito de dados no Detran, o que impede a impressão do documento e o emplacamento do carro. Estou há mais de dois meses com um veículo novo parado na garagem."
VALDIR ALVES CARDOSO (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que o inconveniente foi resolvido e a documentação, liberada."

Livina barulhenta

"Minha Nissan Livina apresenta falhas na soldagem de parte da carroceria. O defeito gera estalos constantes. O compressor do ar-condicionado também emite um barulho altíssimo."
MANOEL DA COSTA (Belém, PA)

Resposta da Nissan - "Informamos que o inconveniente foi solucionado entre a concessionária e o cliente."

Peça em falta

Sofri um acidente com meu Honda Fit LX. Segundo o diagnóstico da concessionária SP Japan, o para-lama dianteiro direito precisa ser trocado, mas a peça não está disponível para entrega imediata. Ou seja: a fábrica precisa produzir o componente e enviá-lo à autorizada para conclusão do conserto.

Paguei pelo serviço de reparo, mas o para-lama ainda não chegou. Entrei em contato com a fábrica para entender a demora na entrega e formalizar uma reclamação sobre os prazos."
ROBERTO MASSARENTI (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O veículo foi reparado pela concessionária e entregue ao cliente em condições de uso."

Réplica do leitor - "Fiquei com o carro parado por 20 dias. Os prazos para fabricação de um simples componente de lata são absurdos, bem como o processo logístico da montadora."

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