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Na loja, automóvel novo trará selo com dados sobre consumo

Medida valerá a partir de 15 de abril, mas apenas para 105 modelos

DE SÃO PAULO

Assim como já ocorre com os eletrodomésticos, carros também terão de estampar no ponto de venda o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) com a classificação quanto a eficiência energética, além de dados sobre o consumo de combustível.

Esta é a principal novidade do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que entra em sua quarta edição a partir do dia 15 de abril.

O programa é voluntário e conta com a adesão de oito marcas: Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e VW. Todas sabiam que teriam de cumprir a exigência.

A maior parte das empresas inscreveu apenas seus modelos mais econômicos, nacionais e importados. A lista agrupa 105 carros, quase o dobro da edição 2011 do programa, que tende a ser compulsório no futuro.

Segundo o Inmetro, o montante de carros cadastrados é recorde e corresponde a 55% do volume de vendas do mercado. A classificação de eficiência energética dos modelos leva em consideração o segmento em que atuam e o desempenho de seus rivais. As notas vão de "A" (ótimo) até "E" (ruim).

Os testes foram feitos em laboratório, em condições controladas, para que os veículos tivessem condição de igualdade.

(FELIPE NÓBREGA)

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