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Cartas

Sem previsão

"No dia 26 de setembro do ano passado, estive na concessionária Sempre para comprar um Fiat 500 Cult branco. De acordo com a vendedora, o carro seria entregue até 11 de dezembro, o que não aconteceu.

Após algumas semanas, a revenda me comunicou que não há prazo de entrega. Já enviei dois e-mails para a Fiat, mas não tive retorno."

PAOLA SANTILLI (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Informamos que a grande demanda pelo Fiat 500 no Brasil criou gargalos em várias regiões do país. São situações pontuais, que já começaram a se regularizar. A cliente foi contatada e informada sobre o prazo de entrega do veículo."

Réplica da leitora - "Consegui retirar o carro no dia 26 de janeiro, depois de recorrer a uma outra autorizada."

Airbag com defeito

"Comprei um Focus hatch 2011, mas a Ford frustrou minhas expectativas. A luz do sistema de airbags fica constantemente acesa no painel, indicando avaria no sistema. O fabricante não consegue resolver o problema.

Após recorrer ao Procon, recebi um telefonema do departamento jurídico da marca. Eles prometeram uma solução, o que ainda não foi cumprido."

MÁRIO CORRÊA (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Informamos que o veículo do cliente foi atendido pela Caoa, que solucionou a questão."

Réplica do leitor - "Por enquanto está funcionando."

Vazamento

"No intervalo de um ano, meu Mitsubishi Pajero Sport 2010 foi parar sete vezes na oficina. A causa foi um recorrente vazamento de combustível, com risco real de incêndio ou explosão. O defeito ainda não foi solucionado."

ANTÔNIO JOÃO MALICIA (São Paulo, SP)

Resposta da Mitsubishi - "O veículo do cliente foi reparado em garantia, sem ônus, tendo sido respeitados os padrões de atendimento e qualidade da marca."

Negócio desfeito

"Fui à autorizada Fiat Amazonas e me interessei por um Bravo vermelho em exposição. A vendedora disse que conseguiria me vender o carro por R$ 60 mil.

Solicitei um folder com a descrição do modelo para saber exatamente o que tinha comprado, mas, para minha surpresa, faltava o sistema de GPS que equipava o carro em exposição. Voltei à loja e outro vendedor me disse que o veículo que vi já estava vendido."

LINDALIA VIEIRA (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A consumidora foi devidamente esclarecida sobre os termos da proposta de compra, optando pelo cancelamento."

Erro de cálculo

"Comprei um Volkswagen Voyage em junho do ano passado. Pela negociação que fiz, a concessionária deveria cuidar de toda a documentação do automóvel. Na ocasião, pedi ao vendedor que calculasse os valores referentes a IPVA, licenciamento e emplacamento. Recebi as informações e paguei o boleto.

Contudo, não fui informada de que somente a primeira parcela do IPVA seria paga pela autorizada -eu sequer havia pedido para dividir. Só fui descobrir o problema quando a cobrança de 2012 chegou. A dívida já estava em R$ 827."

GISLENE DE SOUZA (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Informamos que o inconveniente foi solucionado entre a concessionária e a cliente."

Réplica da leitora - "Simplesmente me ligaram da revenda para pedir desculpas."

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