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Projeto prevê uso obrigatório de faróis baixos durante o dia

Se aprovada pelo governo, norma valerá apenas para o trânsito em estradas

Já faróis auxiliares não devem ser usados sem motivo, pois elevam o risco de acidentes, alegam especialistas

DE SÃO PAULO

Transitar com os faróis acesos durante o dia já é obrigatório na Europa e na Argentina, por exemplo. O Brasil deve seguir caminho semelhante: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou o projeto de lei que torna obrigatório o uso das luzes principais do carro na estrada mesmo de dia.

A medida ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados e ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Segundo o autor, o senador Eunício de Oliveira (PMDB/CE), a proposta reduziria o número de acidentes, especialmente as colisões frontais, pois os carros ficariam mais visíveis a qualquer distância.

"Trata-se de uma medida de simples aplicação, pois não geraria custos extras nem para a indústria nem para o consumidor", argumenta o senador.

LUZES AUXILIARES

Atualmente, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) apenas recomenda aos motoristas que liguem as luzes baixas do carro na estrada, independentemente da condição de luminosidade.

O projeto de lei, porém, não prevê novas regras para o uso dos faróis auxiliares. Contudo, não é raro encontrar carros trafegando pelas ruas com as luzes de neblina acesas em dias sem névoa.

Estudo feito pela seguradora Swiftcover revelou que, em 2011, 300 mil acidentes ocorreram na Inglaterra por mau uso desse acessório.

De acordo com a pesquisa, Os britânicos gostam de rodar com as luzes inferiores acesas em qualquer situação. Entrevistados pela seguradora disseram que o carro fica visualmente mais atraente com os faróis de neblina acesos.

"As luzes de neblina estão posicionadas mais próximas do chão e são projetadas para iluminar a pista por baixo da névoa. Ligadas na ausência de nevoeiro podem ofuscar a visão de outros motoristas", diz o instrutor Mark Stainer, da ADAC (instituto de pilotagem e segurança viária alemão).

Muitos motoristas confundem o farol de neblina embutido no para-choque com o farol de longo alcance ou de milha, encontrado geralmente em veículos "off-road".

Em vias muito escuras e desertas, o farol alto é recomendável. Em dias de nevoeiro, o de neblina deve ser usado em conjunto com o farol baixo.

Na Europa, novos modelos devem trazer luzes de rodagem diurna (DLR), em geral com LEDs, que são de fácil visualização sob a luz do sol.

"Os faróis com LEDs consomem até 40% menos energia em comparação às lâmpadas de filamento e tem maior durabilidade", destaca Ricardo Leptich, gerente de marketing da divisão de lâmpadas automotivas da Osram.

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