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Sistema que 'ensina' a reduzir consumo equipará nacionais

Aplicativo que analisa o modo de condução e sugere correções ao motorista chega em maio, no Fiat Punto

Relatório poderá ser visualizado em um smartphone, e não no painel, como em carros híbridos importados

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Qualquer computador de bordo que se preze informa o consumo médio e o consumo instantâneo do veículo. Mas as montadoras apostam em um novo sistema, mais didático e lúdico, que analisa o modo de condução e orienta o motorista para que ele otimize o uso do combustível.

Previsto para estrear em um modelo nacional em maio -na nova geração do Fiat Punto-, o aplicativo promete auxiliar na redução de 10% a 50% do consumo (veja como no quadro ao lado).

O sistema não interfere no funcionamento mecânico do automóvel e é diferente dos que equipam importados híbridos, pois não exibe relatórios diretamente no painel.

"Quem quiser visualizá-los a bordo terá de recorrer a um smartphone ou tablet e estar com o carro parado, por questão de segurança", explica Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.

Como estímulo, o aplicativo recompensa progressos elevando a pontuação do condutor em um ranking de usuários do sistema. Batizado pela Fiat de EcoDrive, ele começou a ser oferecido em 2009 no compacto Cinquecento. A Ford tem opção semelhante, o Econo Check, ainda exclusivo para a Inglaterra.

A tendência é que esses sistemas se popularizem nos próximos três anos, preveem especialistas. A conta do posto é uma das que mais pesam no bolso do motorista (entre 15% e 25% dos gastos mensais).

GASTE MENOS

Com ou sem a ajuda da eletrônica, é possível economizar combustível e poluir menos apenas mudando alguns hábitos ao volante.

"O consumo e as emissões podem dobrar se o veículo for conduzido de forma agressiva", diz Paulo Saldiva, chefe do laboratório de poluição da Universidade de São Paulo.

Segundo o pesquisador, o motorista deve planejar o itinerário e evitar horários de pico, mantendo o motor do carro regulado e abastecendo em postos de qualidade.

No trânsito, um sinal de desperdício de energia é o uso excessivo do freio e a pressão exagerada no acelerador.

"O pedal é como uma torneira: quanto mais se abre, maior é o gasto", afirma o assessor técnico da Fiat.

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