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Híbrido, Prius tem consumo de motocicleta

Recordista de economia, Toyota percorre 20,7 km/l na cidade; modelo chega no 2º semestre por cerca de R$ 110 mil

Trunfo do hatch japonês é o motor elétrico, que funciona em conjunto com o 1.8 a gasolina; potência chega a 138 cv

Mitsuru Kotake/divulgação
Para-choque com grade avantajada é a maior novidade do Prius 2012
Para-choque com grade avantajada é a maior novidade do Prius 2012

DO ENVIADO A GAMAGORI (JAPÃO)

O híbrido mais vendido no mundo chegará ao Brasil no segundo semestre de cara nova. Mas a leve remodelação na dianteira não chama tanto a atenção quanto as médias de consumo: 20,7 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada, recorde entre os carros que já passaram pelo teste Folha-Mauá.

O segredo está na mecânica sofisticada, que une um motor 1.8 à combustão a um elétrico. No modo EV, o carro consegue rodar a velocidades de até 50 km/h sem queimar nenhuma gota de gasolina. Nessa situação, o Prius ganha velocidade lentamente.

Para dispensar o combustível fóssil, a carga da bateria precisa estar completa. O reabastecimento é automático: aproveita-se a energia dissipada em frenagens e desacelerações -tecnologia de F-1.

O procedimento pode ser visualizado no painel. A animação chega a ser mais agitada que o próprio trânsito, portanto, não se distraia.

A viagem ganha emoção quando o botão "power" (força) no console é pressionado. Aí os 1.805 kg do hatch passam a ser empurrados por todos os 138 cv que os dois propulsores geram em conjunto.

O espaço e o bom acabamento colocam o Prius em um nível superior ao do "irmão" Corolla. Antes assim, pois o híbrido será bem mais caro. O preço estimado é de R$ 110 mil.

(FELIPE NÓBREGA)

O repórter viajou a convite da Toyota, que cedeu o Prius para teste no Brasil

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092; www.maua.br

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