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Cartas

Entrega demorada

"Encomendei um Fiat 500 vermelho na concessionária Ventuno. Já se passaram cinco meses e ainda não recebi o carro. Na ocasião, deixei um sinal e o vendedor disse que o veículo seria entregue em um prazo de 30 a 40 dias. A revenda não tem mais argumentos para explicar a demora. Acredito que estou sendo ludibriado."

MARCELO BESERRA (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O automóvel do consumidor foi entregue de acordo com o prazo combinado."

Réplica do leitor - "Recebi o carro no dia 29 de fevereiro, quase seis meses depois do pedido. Em nenhum momento durante a compra do veículo me deram esse prazo."

Motor danificado

"Com 800 quilômetros rodados, meu Chevrolet Prisma apresentou problemas nas válvulas do motor. Deixei o carro na revenda e solicitei a troca por outro modelo da marca, mas não tive retorno. Recebi uma mensagem no celular dizendo que disponibilizariam um carro reserva, que ainda não foi entregue."

JOSÉ WILSON DE SOUZA (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "Informamos que o veículo foi entregue em condições normais de funcionamento após ter sido submetido aos serviços necessários."

Documentação

"Em maio de 2009, dei um Peugeot usado como parte do pagamento de um 207 Passion novo e assinei o documento de transferência no cartório. Em dezembro do ano passado, quitei uma multa com data de 28 de agosto de 2011. Só depois vi que era do meu carro antigo.

Ou seja: passados dois anos e três meses da entrega do modelo usado à autorizada, o carro ainda estava em meu nome. Fui à concessionária Aquitaine e solicitei a cópia do documento e o ressarcimento da multa, mas até hoje não recebi nada."

ELVIO BOMBARDI (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "Lamentamos pelo ocorrido. Após contato com a concessionária, confirmamos que foi dado andamento aos trâmites de transferência da documentação. A loja arcou com todos os custos do despachante."

RÉPLICA DO LEITOR - "Ainda não recebi o documento."

SpaceFox parado

"Em dezembro, comprei um Volkswagen SpaceFox Trend zero-quilômetro na revenda Daher. No começo de janeiro, o carro apresentou descolamento da borracha da porta traseira. O atendente da concessionária me informou que é um defeito de fábrica comum nesse modelo. Disseram também que estão aguardando a peça chegar. Já se passaram mais de 30 dias e ainda não me deram uma previsão de entrega."

LUIZ VALDILON DE LIMA (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Informamos que o veículo foi entregue ao cliente em condições normais de uso."

Réplica do leitor - "A concessionária entrou em contato comigo e agendou o reparo.

Sem reserva

"Em setembro, comprei um Citroën Aircross Exclusive na concessionária Bastille. Em uma viagem, percebi que a chave reserva não estava funcionando. Fui orientado a procurar uma autorizada com oficina, onde receberia uma nova chave codificada. Contudo, eu teria que levá-la ao chaveiro para fazer uma adaptação."

CARLOS ALBERTO DINIZ (Cotia, SP)

Resposta da Citroën - "Foi autorizada a entrega da chave para o cliente na concessionária Rivoli, pois a revenda Bastille não tem oficina própria. O cliente já retirou a chave."

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