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Cintos traseiros foram reprovados em avaliação

Estudo promovido pela Proteste aponta deficiência tecnológica nos equipamentos

DE SÃO PAULO

A Proteste (associação de defesa do consumidor) avaliou os cintos de segurança de 20 compactos nacionais. O resultado mostra que, na maioria dos casos, os passageiros dos assentos dianteiros viajam mais protegidos.

No banco de trás, só o Chevrolet Corsa Maxx (1.4) traz cintos de segurança de três pontos retráteis para todos os ocupantes. Nos demais carros testados, o assento central traseiro só oferece o modelo abdominal (de dois pontos), que não sustenta o tórax.

Nos "populares" Fiat Uno e Ford Fiesta (ambos 1.0), os cintos laterais traseiros não têm retrator, sistema autorregulável que se ajusta melhor ao corpo.

Segundo a Proteste, o Ford Ka tem o mesmo problema, e ainda peca por ter cintos curtos demais, que dificultam ou impossibilitam a ancoragem de uma cadeirinha infantil.

Motoristas obesos também podem ter problemas com as tiras de pouco comprimento do Renault Clio e do Chevrolet Celta, aponta o estudo, que sugere a obrigatoriedade do cinto de três pontos para todos no carro.

(FN)

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