Índice geral Veículos
Veículos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

teste folha-mauá

Nível básico

Ford Ka e Fiat Mille, os carros mais baratos entre os nacionais, se encontram para um duelo em que menos é mais

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

A ventilação forçada não permite muitas escolhas: há dois ajustes de velocidade, nada mais. O banco do motorista não tem regulagem de altura, tampouco o volante.

O ambiente é basicamente o mesmo de 1984, quando o Fiat Uno chegou ao mercado. Hoje, ele se chama Mille e perdeu o posto de de carro nacional mais barato do país.

O título passou para o Ka por uma pífia diferença de R$ 50 na tabela de preço. Por R$ 23,6 mil, o compacto da Ford oferece o mesmo que o Fiat. Ou seja, nada além do essencial sobre rodas. Para baixar o preço, o fabricante transformou alguns antigos itens de série em opcionais.

Para este teste, foram duas semanas ao volante de carros simples, até fora de moda.

Os brasileiros investem cada vez mais em conforto. Mas os "simplesinhos" existem mundo afora, e seus preços módicos atraem mais do que os atributos físicos (veja quadro abaixo). Exigem força para virar o volante sem direção hidráulica e abnegação para suportar a falta que faz o ar-condicionado. Mas há momentos de compensação.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.