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Cartas

Câmbio valorizado
"No final de 2010, comprei uma Nissan Frontier zero-quilômetro. Cerca de um ano depois, a moldura que envolve a alavanca do câmbio estragou. Apesar de a picape estar na garantia, não quiseram efetuar a troca gratuitamente, alegando que eu fiz mau uso do acessório. Acabei arcando com o prejuízo: R$ 784. A questão é que, passados mais alguns meses, a peça voltou a apresentar desgaste, e mais uma vez não querem trocá-la sem custo. Se deixar como está, pode entrar sujeira na transmissão e comprometer a mecânica."
josé augusto pereira (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o inconveniente se deve à utilização equivocada do equipamento. Esclarecemos ainda que peças e componentes que apresentam problemas por uso inapropriado não estão cobertos pela garantia."

Réplica do leitor - "A Nissan não explica o que provocou o mau uso, e acho muito pagar R$ 784 por uma simples peça de acabamento."

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Sem freio
"Tanto o meu Volkswagen Fox atual quanto o anterior apresentaram problema no travamento do freio de mão. Mas foi o modelo novo que me deu recentemente um grande susto. Cerca de dez minutos após deixá-lo estacionado numa ladeira, escutei o alarme disparar. Quando fui ver, o veículo havia descido sozinho e bateu no portão de uma casa na parte baixa da rua. O conserto do carro e do portão ficará em R$ 5.000. Sou fisioterapeuta e dependo do carro para trabalhar. Estou sendo prejudicado."
Douglas S. Custodio (São Paulo, SP)

Resposta da VW - "Informamos que, após avaliações técnicas, não foram encontradas falhas no produto."

Réplica do leitor - "Queria uma cópia do laudo da fábrica, mas me deram apenas a cópia de uma ordem de serviço. Como informei que fiz a troca das pastilhas e dos discos de freio dianteiros em uma oficina não credenciada pela marca, alegaram que não teria mais como reclamar. Só que o freio de mão é ligado às rodas traseiras, não às dianteiras."

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Preso ao passado
"No início do ano, comprei um Hyundai Vera Cruz. Como parte do pagamento, dei meu Fiesta 2009 à concessionária, que se comprometeu a quitar o financiamento do Ford. Porém, quando fui retirar o carro novo, me informaram que só o liberariam após o banco findar o processo de quitação do meu veículo antigo. Agora estou a pé e tenho de ficar cobrando a instituição financeira pelo processo referente a algo que não é mais meu."
Claudia Cavallieri (São Paulo, SP)

Resposta da Hyundai - "Efetuamos contato com a cliente para esclarecer o ocorrido, sendo o caso resolvido."

Réplica da leitora - "Tive que esperar 20 dias pelo carro."

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Vacilos na revisão
"Deixei meu Nissan Livina na concessionária Tamura para uma revisão. Quando fui buscá-lo, percebi que eles tinham quebrado o sensor de ré e não haviam sanado o barulho que vinha da caixa de roda apontado por mim. Para piorar, trocaram a bateria da minha minivan por uma velha e se esqueceram de substituir os pneus, apesar de terem cobrado pelo serviço."
Fabricia Maier (Vila Velha, ES)

Resposta da Nissan - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue à cliente em perfeitas condições de uso."

Réplica da leitora - "O problema só foi resolvido depois que um novo gerente assumiu a concessionária."

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