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Identifique os sinais sonoros de problemas no carro e evite acidentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É difícil prever quando o carro vai deixar você na mão, mas os ruídos que surgem de repente são sinais de que algo não vai bem.

O ruído agudo de atrito é um clássico nas frenagens.

"Muita gente demora para verificar o problema e o prejuízo aumenta, com desgaste das pastilhas e dos discos de freio. Nesses casos, há também o risco de acidentes", alerta Vinícius Tavares, gerente de serviços da Ford Mix.

Desgastes excessivos de rolamentos e correias geram barulhos debaixo do capô, onde está o motor.

"Se o som for mais seco, é sinal de falta de lubrificação. A causa pode ser um vazamento ou um entupimento causado pelo acúmulo de borra no motor", explica César Samos, consultor técnico de reparação veicular.

Roncos graves no volante são indícios de falta de fluído da direção hidráulica. A recomendação é ficar de ouvidos atentos e sempre levar o carro à oficina para diagnosticar o problema.

Estalos que parecem vir das rodas podem ser sintomas de vários problemas: amortecedor ruim, bucha estourada ou folga em peças da suspensão. Roncos nas trocas de marcha costumam indicar coxim quebrado

Batidas e estalos secos vindos de dentro do capô dão a impressão que há uma máquina de costura no lugar do motor. É falta de lubrificação nas peças, que pode ser causada por vazamento de óleo ou pela borra que entupiu o sistema.

Ouvindo sons de turbina de avião? Ou você está transitando próximo de um aeroporto, ou seu carro está com problemas nos rolamentos. Pneus desgastados e carentes de alinhamento e balanceamento também geram ruídos.

Roncos graves ao girar o volante não são obra de uma assombração que resolveu morar no seu veículo. É mais provável que esteja faltando o fluido usado no sistema de direção hidráulica. A falha pode ser um vazamento ou um defeito na bomba ou na coluna. Requer uma verificação cuidadosa

Se você ouve um chiado estridente toda vez que liga o motor, atenção: seu carro está "gritando" como um gato acuado para mostrar que há desgaste nos rolamentos ou na correia dentada. Se essa peça se romper, os danos ao motor custarão muito caro

Assobio agudo ou som de metal batendo ou raspando toda vez que você pisa no pedal do freio podem ser sinal de perigo. As pastilhas estão gastas e o sistema pode falhar. Se o ruído aumentar, pior: você está destruindo os discos. Mas há exceções: em alguns casos, o leve barulho é característica do produto

O ronco grave saindo do escapamento em acelerações só é legal se você fizer uma participação em "Velozes e Furiosos". Na vida real, ele indica que a peça está solta ou rachada, o que eleva o consumo de combustível

Batidas secas na direção durante a rodagem ou volante trepidando indicam que há folgas na caixa e nos braços da direção. A falha pode comprometer o controle do carro em situações que exijam manobras mais fortes

Mesmo parado, o carro pode apresentar ruídos que indicam defeitos a serem reparados. Barulhos desencontrados e estalos sob o capô podem ser causados por um desgaste dos rolamentos do motor ou da embreagem

(RICARDO RIBEIRO)

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