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Custos fixos encarecem importação de antigos Gastos com frete e processo de legalização podem quadruplicar o preço de compra DE SÃO PAULOA importação de veículos usados só é permitida se o carro tiver mais de 30 anos de fabricação e for adquirido para fins culturais (fazer parte do acervo de um museu, por exemplo) ou de coleção. Segundo o consultor de importação Henrique Machado, da Eldorado Classics, o primeiro passo para quem pretende trazer alguma raridade do exterior é se associar a um clube, de preferência ligado à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A escolha de um modelo em bom estado é providencial, pois restaurá-lo fora do país de origem costuma ser bem mais dispendioso. O interessado deve estar preparado para impostos e taxas fixas, como o frete. Por exemplo, um modelo comprado por US$ 10 mil nos EUA chega por cerca de R$ 80 mil. Há também muitos colecionadores estrangeiros de olho nas raridades brasileiras. A VW Kombi, que deixou de ser fabricada na Europa há décadas, é um dos antigos mais exportados. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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