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Cartas

Sem estoque

"Minha esposa trocou um Citroën C3 hatch usado por um C3 Picasso novo que já passou pela primeira revisão, aos 10 mil quilômetros. No fim de abril, na garagem, notei que a minivan estava com um vazamento e que a direção fazia um barulho estranho. Ao levar o carro na concessionária, o mecânico diagnosticou que era um problema na mangueira do fluido e que a substituição levaria, aproximadamente, um dia. Logo depois, fiquei sabendo que demoraria de quatro a cinco dias -não tinham a peça no estoque. Como é possível ter de esperar tanto por um componente de um carro nacional?"

Fernando Caram (São Paulo,SP)

Resposta da Citroën - "Conforme informações da concessionária envolvida, a peça pendente foi disponibilizada. O veículo foi entregue no dia 4 de maio."

Réplica do leitor - "Se não tivesse outro automóvel em casa, teria de cancelar meus planos de viagem no feriado por causa de uma simples peça."

Monte seu carro

"Configurei um Uno Sporting no site da Fiat. A marca solicitou que o pedido fosse encaminhado para uma concessionária. Quando fiz a encomenda do carro personalizado, deram um prazo 60 dias para a entrega. O problema é que esse período já estourou, e a loja não informa uma nova data."

Luiz Antonio Cardoso (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo foi devidamente faturado e entregue ao cliente."

Réplica do leitor - "No fim, para compensar a espera, a loja me entregou um modelo equipado com alguns acessórios extras de segurança. O carro veio na cor e na versão que solicitei."

Cadê o crédito?

"No final do ano passado, atraído por uma campanha promocional da Ford, comprei um EcoSport. Dentre as opções de brinde, optei pelo crédito de R$ 2.000 em combustível, que o vendedor prometeu liberar em até dois meses em qualquer posto da rede Ipiranga. Só que a operação nunca dá certo. Após reclamar, me pediram para esperar até 120 dias pela liberação, como sugere o contrato. Mas esse prazo expirou e continuo sem o crédito no cartão do posto."

Wildson Stessuk (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "A questão foi devidamente esclarecida e solucionada."

Réplica do leitor - "Tive de aguardar quase seis meses pela liberação."

Serviço questionado

"Levei o meu Honda Fit à concessionária Flora Motors para orçarem uma revisão de 60 mil quilômetros. A fábrica recomenda serviços como a troca de filtros e do óleo, além do balanceamento das rodas. Pedi também para verificarem o estado dos freios e da bateria, que, apesar de ter descarregado, foi considerada perfeita na última visita à oficina.

Agora, com o carro fora da garantia, alegam que eu preciso trocá-la e substituir vários componentes do freio. Resolvi levar o carro até uma mecânica independente, para uma segunda opinião. Lá, me disseram, por exemplo, que o disco traseiro ainda aguentaria mais 10 mil quilômetros. Além disso, na concessionária, uma vez sanaram um ruído na tampa traseira com fita isolante. Então, qual é a vantagem de frequentar uma autorizada?"

Benedito C. Vieira (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O Serviço de Atendimento ao Cliente da marca entrou em contato com o consumidor e o fato em questão foi devidamente esclarecido."

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