Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Fiat Palio Weekend passa pela 4ª 'plástica' No mercado há 16 anos, modelo resiste à baixa das peruas e passa por reestilização até a chegada do SUV da marca Todas versões ganham ABS e airbags; porta-malas amplo continua sendo o trunfo do carro perante os jipinhos ANAMARIA RINALDIDO “AGORA” Depois do Palio e do Siena, faltava a Fiat mexer na perua Palio Weekend. No entanto, quem esperava alterações profundas pode se frustrar. A principal novidade não aparece nas fotos. Todas as versões do carro sairão de fábrica com freios ABS e airbags. Na dianteira, o modelo recebe para-choque redesenhado e um "bigode" cromado na grade. Já no interior a principal mudança está no quadro de instrumentos, que traz um desenho para cada versão. "Como a perua já tinha uma plataforma alongada e as vendas do segmento representam apenas 2% do total, optamos apenas por uma reestilização", explica Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. O executivo, no entanto, faz mistério quando questionado sobre o desenvolvimento do utilitário esportivo compacto que a montadora planeja produzir em Pernambuco, a partir de 2014. Nos moldes do novo EcoSport, o jipinho tenderia a canibalizar as vendas da Weekend (veja quadro ao lado). Talvez isso explique por que o carro não recebeu o mesmo trato dados aos "irmãos" Palio e Grand Siena. A "nova" perua está disponível em três versões: Attractive 1.4 (R$ 41.490), Trekking 1.6 (R$ 43.360) e Adventure 1.8, esta com câmbio manual (R$ 51.510) ou automatizado (R$ 53.390). Numa rápida avaliação nos arredores de Recife (PE), a perua com propulsor 1.4 (86 cv) não se mostrou tão potente ao encarar subidas íngremes. Já a versão 1.6 (117 cv) agrada na cidade, mas, para o carro responder prontamente, é preciso pisar fundo no pedal do acelerador. A cereja do bolo é o motor 1.8 (132 cv), bem mais ágil. Vale lembrar que esse motor só está disponível nas versões Adventure, que possuem suspensão reforçada e rodas e pneus maiores -parecem feitos para enfrentar ruas esburacadas. STRADA E SIENA A picape Strada e o sedã Siena EL também tiveram a arquitetura mantida e receberam apenas uma leve maquiagem para chegar à linha 2013. No caso deles, porém, a justificativa do baixo investimento é que ainda vendem bem -a Strada, por exemplo, emplaca cerca de nove mil unidades por mês, o dobro das rivais VW Saveiro e Chevrolet Montana. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |