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Cartas

A culpa é do asfalto

"Tenho um Honda CRV que, apesar de estar com apenas 38 mil quilômetros rodados, apresentou desgaste prematuro nos quatro pneus. Todas as revisões recomendadas pelo fabricante foram feitas, mas a concessionária Daitan alega que a culpa é do mau estado das ruas da capital paulista."

Edson Yuzuru Sato (São Paulo, MG)

Resposta da Honda - "A durabilidade dos pneus está diretamente relacionada ao uso e às condições de dirigibilidade, tais como o tipo de percurso, a pavimentação, a carga no veículo, a pressão dos pneus, o alinhamento, o balanceamento, entre outros. Portanto, não há uma quilometragem preestabelecida para a vida útil dos pneus."

Réplica do leitor - "Os serviços de alinhamento e balanceamento foram feitos pela própria concessionária. Além disso, costumo rodar sozinho no carro, sem nenhuma carga, em vias bem pavimentadas."

Grilo falante

"O cinto de segurança do meu Renault Sandero faz um barulho irritante. Já levei o carro três vezes à concessionária e o problema persiste, principalmente quando o automóvel transita por pisos irregulares. Depois da revisão dos 10 mil quilômetros, o motor começou a estalar. Ando em outros carros simples e não ouço um ruído anormal."

Cristiano da Silva Teles (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue ao cliente."

Réplica do leitor - "Realizaram uma revisão extra e os grilos sumiram."

Freio lento

"No ano passado, adquiri um Chevrolet zero-quilômetro. Logo nos primeiros dias, notei que o freio demorava a responder quando acionado. A sensação era de que o motor estava desligado. Desde então, o veículo já voltou quatro vezes à oficina, mas nada foi resolvido. A concessionária alega que o modelo sofreu mudança de projeto e que, agora, essa é uma característica do carro. A chance de me envolver em um acidente com esse carro é considerável. Tenho outro Astra, ano 2005, que responde rápido ao comando do pedal."

Carlos C. Rego (São José dos Campos, SP)

Resposta da Chevrolet - "A Central de Relacionamento Chevrolet e a concessionária transmitiram ao cliente os esclarecimentos cabíveis relativos ao veículo."

Réplica do leitor - "Um mecânico da marca me contou que, a partir de 2009, a montadora simplificou o sistema de freio do modelo para reduzir custos. Como o pedal do freio requer muita força para ser acionado, dá até dor na perna."

Chove chuva

"Após quatro dias de uso, meu Volkswagen Gol tomou chuva e apresentou infiltração. A água entrou por uma fresta na vedação do para-brisa e molhou o forro do teto, o painel, o banco do passageiro e o carpete. Pedi a substituição do veículo ou o cancelamento do negócio, mas a concessionária Mogiana quer apenas fazer os reparos.

Claudinéia R. da Silva (Morro Agudo, SP)

Resposta da VW - "Informamos que a empresa está à disposição para realizar os serviços necessários dentro da garantia em qualquer uma das mais de 600 concessionárias da marca no Brasil."

Réplica da leitora - "O teto manchado vai ter de ser trocado e ainda será necessário uma checagem de itens eletrônicos. Para mim, isso não é um reparo, é uma reforma. O carro perde a originalidade."

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