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Estreia com vitória

Novo Ford EcoSport chega para renovar o segmento dos jipinhos e vence o Renault Duster no teste Folha-Mauá

Fotos Ivan Ribeiro/Folhapress
EcoSport 2013 (à dir.) estará nas lojas em setembro; Duster (à esq.) é omaior rival
EcoSport 2013 (à dir.) estará nas lojas em setembro; Duster (à esq.) é omaior rival

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Ford EcoSport criou um segmento no Brasil, em 2003. O público ignorou os problemas de acabamento e transformou esse jipinho urbano em um campeão de vendas.

O projeto era simples: nada mais do que um Fiesta de suspensão e preço elevados. A carroceria foi herdada do Fusion europeu -uma minivan sem graça que não tem nenhuma relação com o sedã mexicano de mesmo nome.

Já a nova geração, que chega às lojas em setembro como linha 2013, é um projeto global que atende a normas e necessidades do mercado internacional. O EcoSport será vendido em mais de cem países.

A evolução começa pela segurança. O carro poderá ser equipado com seis airbags (os duplos frontais são de série). É um diferencial em relação ao principal concorrente, o Renault Duster, atual líder do segmento, que traz apenas as duas bolsas dianteiras.

CONTROLE DE TRAÇÃO

A versão testada, Freestyle, traz sistema de assistência em rampa (evita que o carro ande para trás em subidas íngremes) e controles de estabilidade e de tração. Esses não estão disponíveis nem na versão 4x4 do Duster.

O interior espartano do jipinho Renault denuncia a origem do projeto. O veículo foi criado pela Dacia, subsidiária da marca na Romênia. Foi pensado para mercados emergentes, onde a robustez faz diferença.

O Duster é o mais indicado para trechos de terra e tem mais de espaço interno. Por outro lado, oferece menos conforto que o EcoSport e inclina demais nas curvas.

A nova suspensão do modelo Ford reduziu a rolagem da carroceria em comparação com o modelo anterior. O carro está mais estável, com dirigibilidade semelhante à de um hatch médio.

As linhas também estão mais elegantes. A nova grade frontal e os contornos mais arredondados da carroceria, com linha de cintura elevada, sofisticaram o EcoSport.

As texturas do acabamento da cabine estão mais agradáveis ao toque. O EcoSport adota o painel usado no New Fiesta, que inclui o sistema multimídia Sync em todas as versões. Perto dele, o interior do Duster envelheceu.

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