Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Marcas revelam as novidades do semestre

Salões de Paris, Los Angeles e Guangzhou (China) trarão modelos que chegarão às lojas a partir do fim do ano

Lançamentos como os novos carros da Kia e o Audi R8 reestilizado serão vendidos no mercado brasileiro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O segundo semestre já começou e muitos automóveis ainda serão apresentados até o fim do ano. Enquanto o Salão de São Paulo mostrará os lançamentos do mercado nacional, em outubro, as mostras de Paris, Los Angeles e Guangzhou (China), que serão realizadas entre setembro e novembro, exibirão as novidades mundiais que estrearão ao longo de 2013.

A Peugeot apresentará o 301 na França. Trata-se de um sedã compacto que ficará entre o 207 Passion e o 408. Segundo a marca, o carro será vendido em parte da Europa, da África e da América Latina.

Como o modelo compartilha plataforma com o hatch 208, que começará a ser produzido em Porto Real (RJ) no final deste ano, a expectativa é que o 301 chegue entre 2013 e 2014 para brigar com o Chevrolet Cobalt e o Nissan Versa.

Haverá também uma versão Citroën do sedã, que se chamará C-Elysée. Sua estreia mundial deverá ocorrer no salão chinês.

NOVO CERATO

Outro modelo exibido em Guangzhou será o novo Kia Cerato. O carro mudará bastante, e sua chegada no mercado brasileiro está prevista para 2013. Ao seu lado estará a nova geração da minivan Carens, que terá ares de utilitário esportivo.

A Audi levará a Paris a versão 2013 do esportivo R8. O modelo ganhou pequenos retoques no visual e a transmissão S-Tronic, com dupla embreagem e sete velocidades. É provável que a nova opção aposente de uma só vez os câmbios de seis marchas disponíveis hoje (manual e automatizado). O carro chegará ao Brasil no próximo ano.

Outra novidade é a opção Plus, que eleva em 25 cv a potência do R8 V10. Com isso, o carro chega aos 550 cv. O pacote inclui amortecedores especiais e partes da carroceria em fibra de carbono.

A Opel, divisão alemã da GM, mostrará o pequeno Adam na França. O modelo chega ao mercado europeu em janeiro com a missão de enfrentar compactos como o BMW Mini e o Fiat 500.

Em princípio, não haverá versões esportivas do Adam. O motor mais forte disponível na linha será um 1.4 de 100 cv, a gasolina.

A opção conversível da nova geração do Volkswagen Beetle fará sua primeira aparição oficial no Salão de Los Angeles. O modelo é quase idêntico ao conceito elétrico E-Bugster, que foi mostrado em abril. As versões que entrarão em produção terão motores a gasolina e a diesel.

A versão convencional do Beetle (teto rígido) será exibida no Salão de São Paulo, em outubro. O carro chegará ao Brasil com motor 2.0 turbo, de 200 cv.

(RICARDO RIBEIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.