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Cartas

Reparo demorado

"Deixei meu Accord 2009 na concessionária Honda Daitan do Ibirapuera para serviços de funilaria -o manobrista de um estacionamento havia batido meu carro. O conserto foi autorizado pelos responsáveis da garagem no dia em que o carro foi entregue à oficina. Já se passou um mês, mas ainda não recebi o carro."
JOEL LA BANCA JÚNIOR (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O veículo foi reparado e entregue."

Réplica do leitor - "Esperei quase dois meses pela entrega."

Sem peça

"Deixei um Kia Picanto para a revisão dos 50 mil quilômetros na concessionária Sinal Alphaville. O carro não apresentava problemas mecânicos e, na ocasião, trocaram o fluido e as pastilhas de freio.

Quando retirei o carro, percebi que o pedal de freio afundava excessivamente quando pressionado. Retornei à revenda, onde me informaram que se tratava de um problema no cilindro do freio. A peça seria trocada em garantia, mas está em falta. A cada vez que ligo pedindo informações, a concessionária dá um prazo diferente para o componente chegar da Coreia do Sul. Estou há um mês sem o carro."
ALBERTO ENGLERT (Barueri, SP)

Resposta da Kia - "O veículo foi entregue devidamente reparado ao cliente."

Réplica do leitor - "Depois que eu reclamei, arrumaram a peça com um fornecedor no Brasil. Fiquei cinco semanas sem o veículo."

Garantia

"Adquiri um Renault Logan em dezembro de 2010, atraída pela garantia de três anos anunciada aos quatro ventos pela montadora. Em maio de 2012, surgiu um defeito no banco do motorista. Na mesma época, o carro começou a apresentar baixo rendimento.

Na concessionária Grand Brasil, informaram que o banco não é coberto pela garantia por se tratar de desgaste de uso. Sobre o baixo rendimento, disseram que o sensor de oxigênio foi danificado pelo uso de combustível de má qualidade, o que também impede o reparo em garantia. Sempre abasteço nos mesmos postos e nunca tive problema. O orçamento total ficou em R$ 5.000. O que cobre essa tal garantia?"
ANALUCIA COUTO RAMOS (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Agendamos com a concessionária uma verificação na armação do banco. Sobre o sensor de oxigênio, a substituição foi necessária devido a um agente externo."

Réplica da leitora - "O banco foi trocado em garantia, mas ainda tivemos que pagar cerca de R$ 750 pelo sensor."

Problema crônico

"Comprei um Fiat Palio na concessionária Destaque. Com dois dias de uso, o veículo apresentou problemas no banco traseiro. Já retornei à revenda quatro vezes, mas o defeito não é resolvido. No total, já fiquei dez dias alternados sem o carro.

Após realizar uma troca de óleo na concessionária Sinal, eles se ofereceram para verificar o banco. Como fui bem atendido, permiti. Mesmo assim, o problema continua. Abri uma reclamação no Procon, mas ainda não tive sucesso na solução do problema. Não posso deixar o veículo parado na concessionária e ficar a pé."
RONALDO RESENDE (Suzano, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo do consumidor foi devidamente reparado e entregue em perfeitas condições de uso e de funcionamento."

Réplica do leitor - "O automóvel foi reparado, mas fiquei tempo demais esperando pelo conserto."

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