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Sob medida

Minivans resistem à moda dos utilitários e continuam sendo uma alternativa de carro para a família; compare algumas opções

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

No início dos anos 1990, as famílias brasileiras descobriram as minivans de luxo. Eram modelos importados de preço elevado, como a Mitsubishi Expo e a hoje esquecida Chevrolet Lumina. Em 1999, chegou a Renault Scénic, produzida no Brasil. Mais acessível, abriu caminho para um novo segmento.

A Citroën Xsara Picasso e a Chevrolet Zafira, ambas de porte médio, estrearam em 2001. A primeira minivan compacta nacional foi a Chevrolet Meriva, lançada em 2002. Naquele ano, tais modelos figuraram entre os 30 carros mais vendidos do Brasil.

Hoje, as famílias estão mais interessadas em utilitários urbanos, como o Honda CR-V e o Kia Sportage. Mas o segmento das minivans continua firme e democrático, com opções para todos os gostos e bolsos.

A começar pela Fiat Idea. Remodelada em 2010, a minivan produzida em Betim (Minas Gerais) oferece espaço por preço razoável. É uma opção interessante para um casal com dois filhos.

NAS ALTURAS

O motorista vai nas alturas, até parece estar em um carro grande. Contudo, alguns detalhes da Idea incomodam, como o posicionamento ruim das saídas de ar (o fluxo é mal distribuído pela cabine) e do retrovisor do lado direito, que é parcialmente coberto pela coluna dianteira. Por outro lado, os bancos são os melhores entre os compactos da Fiat.

Atrás, as crianças não terão do que reclamar. Há mesinhas para lanches acopladas aos encostos dos assentos dianteiros e bom espaço.

A versão testada veio com motor 1.6 flex (117 cv) e câmbio automatizado Dualogic. No teste *Folha-Mauá, apresentou bom desempenho e consumo razoável, sem surpresas. Convém não abusar: estreita e alta, a Idea foi feita para andar com calma.

SETE LUGARES

Quem precisa de espaço extra e tem cerca de R$ 50 mil para gastar deve conhecer a Chevrolet Spin. A versão LTZ tem sete lugares e quer conquistar os órfãos da Zafira.

É o caso do microempresário Ronaldo Messias, 47, pai de três filhos com idades entre 10 e 24 anos. "Tive uma Zafira 2001. Era excelente para levar a família, e usei muito a terceira fileira de bancos. Mas a Chevrolet não mudou o visual do carro e cansei de esperar por novidades. Acabei comprando um Toyota Corolla."

Messias quer investir novamente em um carro mais espaçoso e pretende conhecer a Spin LTZ. Ele irá encontrar um modelo bem equipado e silencioso, porém mais simples que a Zafira. Há também a versão LT (cinco lugares, a partir de R$ 44.590), que chegou para ocupar a vaga da Meriva.

A opção mais sofisticada do segmento é a Citroën C4 Picasso. É também a mais cara: com sete lugares, custa R$ 91.820. Vende pouco, pois divide as atenções com os utilitários urbanos. Contudo, oferece cabine mais acolhedora e muitos equipamentos de conforto e segurança.

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