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Cartas

Vidro errado

"Em abril, tive um dos vidros do meu Hyundai i30 CW quebrado em uma tentativa de assalto. Solicitei a troca à seguradora, mas, até junho, a peça ainda não tinha chegado. Para agilizar o serviço, tentei fazer um pedido diretamente à concessionária, mesmo tendo de pagar pelo componente.

Como não tive êxito, precisei esperar pela importação do vidro, que veio errado. Continuo sem poder usar o carro."
GUILHERME CARAM (São Paulo, SP)

Resposta da Hyundai - "Informamos que foi feito contato com o cliente para esclarecer o ocorrido. As dificuldades encontradas no caso em questão foram sanadas."

Réplica do leitor - "Precisei esperar três meses e fiquei sem carro no período."

Porta atrasada

"Em maio, arrombaram uma das portas do meu Nissan Tiida hatch. No dia seguinte à ocorrência, levei o carro a uma oficina indicada pela seguradora. Ainda estou aguardando as peças necessárias para o reparo (maçaneta e pano de proteção da porta).

Reclamei com a concessionária e com a fábrica, que, segundo me informaram, não tem as peças. Como sou corretora de imóveis, necessito do carro para trabalhar e estou há um mês sem poder utilizá-lo."
VIVIAN BITTENCOURT (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue à cliente em perfeitas condições de uso."

Réplica da leitora - "Esperei quase dois meses pelo reparo. Vou comprar um carro de outra marca."

Carro anfíbio

"Comprei um Renault Clio em novembro. Em janeiro, com as chuvas, apareceu uma poça de água de 2,5 cm de profundidade no assoalho que oxidou os pedais. Na revenda, informaram que, devido à gravidade da infiltração, seria preciso desmontar a parte dianteira para refazer a vedação.

Solicitei a troca do veículo por defeito de fabricação com base no Código de Defesa do Consumidor e retirei o carro da concessionária. Tive de retornar porque continuou entrando muita água, a ponto de molhar as minhas meias. Estou há 61 dias sem o veículo."
WAGNER MEIRELES (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que efetuamos uma composição amigável, que se encontra em andamento. Ressaltamos que esse processo ainda não foi finalizado, pois estamos aguardando a devolução da documentação por parte do cliente."

Réplica do leitor - "Como a Renault se negou a devolver o dinheiro, aceitei trocar meu carro por outro modelo, mas vou pedir uma indenização por danos morais."

Problema no câmbio

"Tenho um Fiat Punto TJet desde outubro de 2009. O câmbio quebrou em agosto de 2010, dentro do período de garantia, e foi consertado. Dois meses depois, o carro apresentou o mesmo defeito. Retornei à revenda, onde o sistema foi reparado novamente em garantia.

Um ano e seis meses depois, o câmbio quebrou de novo. Querem me cobrar R$ 5.700 pelo conserto. Li sobre outras reclamações semelhantes. Acredito que seja um caso para recall."
FILIPE LIMA DA COSTA (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo está fora do período da garantia contratual, o que impossibilita atendê-lo sem ônus."

Réplica do leitor - "O câmbio quebrou duas vezes dentro do prazo de garantia e não resolveram o problema. Comprei uma peça paralela e vendi o carro. Nunca mais comprarei outro Fiat."

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