Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PSA Peugeot Citroën retoma plano de expansão no Brasil

Queda nas vendas fez fábrica parar produção por dois meses

DE SÃO PAULO

O novo C3 poderia ter chegado antes ao mercado, mas o grupo PSA Peugeot Citroën teve de interromper a produção na fábrica de Porto Real (RJ) por dois meses no primeiro semestre deste ano. O problema estava na desaceleração das vendas, que resultou em grandes estoques.

Por isso, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi tão celebrada pelos franceses. Entre maio e junho de 2012, os emplacamentos da Citroën cresceram 60,7 pontos percentuais, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

O bom resultado contrasta com o momento delicado do grupo PSA na Europa e faz a empresa esperar pela prorrogação do desconto para consolidar os planos de crescimento.

"Estamos expandindo a capacidade produtiva de Porto Real e teremos um novo ciclo de contratações", diz Carlos Gomes, presidente do grupo PSA Peugeot Citroën América Latina.

O grupo pretende chegar a 2015 com capacidade para produzir 300 mil modelos por ano, um crescimento de 36% sobre o volume atual.

MÉDIOS E COMPACTOS

Cabe ao Brasil a produção de modelos compactos. A linha de montagens dos carros médios fica na Argentina, onde o novo Citroën C4 está em desenvolvimento nas versões hatch e sedã. Ainda não há data para sua estreia.

"Sempre trabalhamos na renovação dos produtos, mas ainda é cedo para falar de planos que envolvem modelos como os sedãs de porte médio", afirma Francesco Abbruzzesi, diretor-geral da Citroën do Brasil.

O próximo produto nacional do grupo PSA será o Peugeot 208, que dividirá plataforma com o novo C3. A apresentação está marcada para o Salão de São Paulo, em outubro. As vendas começam no início de 2013.

O carro dará origem a um utilitário compacto que concorrerá com o Ford EcoSport, o Renault Duster e o futuro Chevrolet Trax.

Mesmo após a chegada do 208, a Peugeot manterá em linha o 207. Já a Citroën irá aposentar o C3 antigo, cujo estoque deve durar até o fim de 2012. A nova geração será o modelo de entrada da marca.

"Vamos manter a Citroën posicionada como marca premium, não venderemos carros básicos", afirma Ivan Segal, diretor-geral da Citroën na América Latina.

A Citroën prepara o lançamento dos sofisticados DS4 e DS5, produzidos na França. Os modelos serão apresentados no Salão de São Paulo e chegam para reforçar a imagem da marca, que precisa do Brasil para se fortalecer.

"Em outros países, crescer é uma palavra em desuso há tempos", diz Abbruzzesi.

(ES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.