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Dupla personalidade

Honda NC 700X e Kawasaki Versys 650 nasceram para rodar no asfalto, mas não fazem feio em estradas de terra

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lançada como uma proposta diferente no segmento de alta cilindrada, a Honda NC 700X é uma moto polivalente, com aptidões para asfalto e terra. A novidade começa a ganhar as ruas brasileiras e já enfrenta a Kawasaki Versys 650, também japonesa e de características semelhantes.

A NC 700X foi projetada para ser racional e urbana. Seu trunfo é o enorme porta-objetos, localizado onde ficaria o tanque. O reservatório de gasolina foi parar debaixo do assento do garupa.

São fórmulas diferentes: a NC tem motor de alto torque, baixo giro e câmbio longo. Já a Kawasaki criou uma moto que gosta de girar alto, tem motor mais potente e transmissão com relações curtas. As duas têm seis marchas.

ECONOMIA

A Honda é bastante econômica. No ciclo de consumo europeu, o fabricante informa que a NC 700X pode rodar 28 quilômetros com um litro de gasolina. A Kawasaki não oferece essa informação.

Ambas passam bem pelos corredores entre os carros. O guidão da Versys agrada por ser mais alto e de empunhadura mais fechada, enquanto o da Honda sobressai pelo maior ângulo de esterço.

São motocicletas arrojadas e atuais, com posições de pilotagem eretas e confortáveis.

Na Kawasaki, o farol é dividido em três seções. Na Honda, o conjunto traz apenas uma lâmpada para as funções de luz alta e luz baixa.

A NC 700X peca pelo posicionamento das teclas de setas e buzina, difíceis de acionar rapidamente. Seu lampejador de farol alto, por exemplo, não tem botão próprio.

O para-brisa da Versys, com três regulagens de altura, protege mais o piloto. Porém, a Kawasaki perde no quesito bagageiro: não há porta-capacete.

Os painéis são equivalentes em informações. Na Honda, a tela é digital, de cristal líquido. A rival Versys tem conta-giros de ponteiro (mais fácil de visualizar) e iluminação por LEDs.

AJUSTES

Ambas vibram pouco, mas a NC 700X é referência nesse quesito. É suave e silenciosa até demais. A Versys tem um ronco encorpado e suspensões com diversos ajustes, do macio ao esportivo. Na Honda, só é possível ajustar a pré-carga da mola traseira.

A Kawasaki Versys 650 custa a partir R$ 27.990. O único opcional é o freio com ABS, vendido por R$ 3.000.

A Honda NC 700X parte de R$ 27.490 e, como a concorrente, pode receber opcionalmente o ABS (R$ 2.500).

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