Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carros híbridos e conectados são o futuro

Especialista em mobilidade avalia resultados e projeta próximos passos da indústria

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para o norte-americano Andrew Smart, diretor da SAE International (associação que reúne engenheiros e executivos da área de mobilidade), carros híbridos são o futuro da indústria automobilística. Smart estará no país no próximo dia 22 para participar do simpósio "Tendências e Inovação na Indústria Automobilística", da SAE Brasil, e conversou com a Folha.

-

TECNOLOGIA

O principal é o ritmo com que a tecnologia está mudando. Fabricantes e fornecedores agora têm de se aliar à indústria de eletrônicos para criar carros conectados.

FUTURO

Evoluímos muito no desenvolvimento de equipamentos de segurança e de sistemas de propulsão. Os próximos passos são níveis ainda maiores de assistência ao condutor, comunicação entre veículos, uso de biocombustíveis e avanços na propulsão a hidrogênio.

O QUE FALTA

O sistema Start/Stop (que desliga o motor quando o freio é acionado para poupar combustível), o câmbio de dupla embreagem e as baterias elétricas ainda não foram bem aceitos pelo consumidor, o que é preocupante. Ainda não existe uma tecnologia líder para reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes.

HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

O futuro é o aumento de eletrificação dos veículos, mas o motor a combustão continuará a curto e médio prazos. Embora o foco pareça estar na busca de uma solução para substituir a queima de combustível, o mais provável é que inúmeras opções coexistam em igualdade. Um sistema híbrido (combina motor elétrico e a combustão), aliado à evolução da qualidade das baterias, pode entregar a mesma capacidade de rodagem dos veículos atuais.

RECARGA

A recarga domiciliar de veículos elétricos é feita fora do horário de pico, quando a energia é mais barata. As pessoas precisam entender o funcionamento do sistema e comparar o preço do litro de combustível e do KWh. E há programas para reduzir o custo de baterias e componentes.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.