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Cartas

Viagem cancelada

"O Citroën C3 Picasso da minha esposa passou pela revisão de 10 mil quilômetros e, logo depois, começou a apresentar um vazamento. Notei também que o volante fazia um barulho estranho ao ser movimentado.

O carro voltou à oficina e foi constatado que o problema estava na mangueira do fluido da direção hidráulica. Segundo o mecânico, o conserto demoraria, no máximo, dois dias.

A questão é que a peça está em falta e terei de esperar mais quatro ou cinco dias. Tinha planejado uma viagem. Sem o carro, não poderei mais fazê-la."
FERNANDO CARAM (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Conforme informações da concessionária envolvida, a peça (mangueira do fluido da direção) foi entregue. O nosso SAC contatou o cliente e confirmou as informações."

Réplica do leitor - "Esperei quase duas semanas pelo reparo do carro. Agora, acabo de receber uma mensagem da seguradora com informações sobre um recall do modelo. O telefone para agendamento que me passaram está sempre ocupado. Será que demorarão outras duas semanas para resolver essa pendência?"

Peças em falta

"Sofri um acidente com meu Ford New Fiesta no sábado de Carnaval. O carro foi encaminhado para uma oficina credenciada da seguradora, que solicitou as peças a um concessionário autorizado. Dois componentes produzidos no México ainda não chegaram, e a fábrica não sabe dizer quando estarão disponíveis. Queria entender o motivo de tanta demora."
ERIK P. WOHNRATH (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Informamos que o veículo do cliente está sendo atendido pelo distribuidor Ford Mix para que a questão seja devidamente solucionada. Permanecemos à disposição para esclarecimentos."

Réplica do leitor - "Quando ligo para o serviço de atendimento da montadora, a informação é sempre a mesma: não há previsão para a entrega das peças. Devido à demora de quase seis meses, formalizei a reclamação no Procon."

Fidelidade

"Tenho um cartão de crédito Fiatcard/Itaucard. Como posso resgatar 2.000 pontos para a compra de um carro novo, pedi a transferência desse crédito para minha filha. Enviei os documentos necessários em abril, mas, até agora, não obtive retorno."
TELMA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A consumidora foi contata e teve seus questionamentos esclarecidos."

Réplica da leitora - "A Fiatcard ofereceu um crédito em minha conta corrente equivalente ao desconto que teria na compra do novo carro com aquela pontuação."

Longa espera

"Adquiri, no final do ano passado, uma Dafra Sym Citicom 300i. A moto já passou pelas quatro primeiras revisões obrigatórias. Percebi que, a cada nova visita à oficina, o valor do serviço ia ficando mais caro.

Na última revisão, aos 7.000 quilômetros, a moto apresentava rangido na parte dianteira da carenagem e uma peça do freio traseiro estava com defeito e precisava ser substituída. Estou à procura desse componente há quase dois meses. A única explicação que me dão é que a montadora está repondo o estoque do item aos poucos. Ou seja: não sou o único com o mesmo problema."
MARCO ANTONIO MENDES (São Paulo, SP)

Resposta da Dafra - "O caso já foi resolvido. O cliente recebeu a motocicleta."

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