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Cartas

Acidente

"Um caminhão MAN, que aparentemente havia acabado de sair da linha de montagem da Volkswagen em Resende (RJ), bateu no meu carro e fugiu. Na minha opinião, o veículo estava sendo guiado de forma irresponsável.

Como o caminhão ainda estava sem placa, liguei para o serviço de atendimento ao cliente da Volkswagen. A empresa alegou apenas que os veículos pesados são transportados da fábrica para as concessionárias rodando, e não em cegonhas, como os carros de passeio."
ANDRÉIA SANTOS (São Paulo, SP)

Resposta da MAN - "O transporte de veículos após a saída da fábrica é de responsabilidade dos concessionários ou dos importadores, os quais contratam serviços a seu exclusivo critério. De qualquer forma, nos comprometemos a alertar a rede para que orientem seus prestadores sobre a conduta correta nas estradas e nas ruas."

Réplica do leitora - "Descobri que o caminhão seria exportado para algum país do Mercosul. Tive muitas dificuldades para identificar a transportadora, que não me deu toda a assistência necessária."

Zona restrita

"Adquiri um Renault Duster na concessionária Porto, em Manaus, no ano passado. Quando fui renovar a licença do utilitário, notei que no prontuário constava a seguinte informação: "Proibido sair da Amazônia até 2014".

Procurei a concessionária para que resolvessem o problema, pois comprei o modelo sem qualquer restrição de uso. A concessionária, no entanto, está se negando a pagar um despachante para resolver a questão."
BLENNER FERNANDES (Manaus, AM)

Resposta da Renault - "Conforme contato realizado com o cliente, foi confirmado por ele que a documentação pendente já foi retirada na concessionária. Sendo assim, não há mais nenhuma pendência."

Sem parafuso

"Em fevereiro, recebi um comunicado da Nissan convocando a minha picape Frontier para recall. Na concessionária Gran Brasil, disseram que iriam pedir as peças defeituosas (os parafusos da junta da direção e da trava do capô) e que em cerca de 15 dias me ligariam para agendar o serviço. Já se passaram meses desde o primeiro contato e a oficina ainda não me deu retorno."
ANTONIO S. DA SILVA (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue ao cliente em perfeitas condições de uso."

Réplica do leitor - "Precisei aguardar seis meses pela chegada das peças."

Cadê a etiqueta?

"O Chevrolet Celta 2011 que comprei na Localiza Seminovos veio sem a etiqueta que informa a data e a quilometragem da última troca de óleo do motor. Já fiz a solicitação do adesivo à loja, mas não obtive retorno. Verifiquei ainda que o painel acusa a necessidade de revisão, o banco traseiro não rebate e o tampão está com a fixação quebrada."
DIOGO HITOSHI SATAKE (São Paulo, SP)

Resposta da Localiza Seminovos- "Esclarecemos que a empresa é extremamente rigorosa com a qualidade dos carros disponibilizados para venda. Esclarecemos também que o modelo adquirido teve todas as solicitações atendidas dentro do prazo de garantia e passou pelas duas primeiras revisões, conforme o manual do fabricante, sendo as próximas de responsabilidade do cliente."

Réplica do leitor - "Não trocaram o óleo nem me entregaram o termo de garantia. Quando deixei o Celta para reparos em garantia, o veículo retornou com avarias na pintura."

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