Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projetar um popular bonito é o desafio, diz Pininfarina

SUELI OSÓRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Paolo Pininfarina, neto do designer italiano Sergio Pininfarina (1926-2012) e atual presidente do grupo que criou ícones como a Ferrari F40, considera um desafio fazer carros bonitos para segmentos populares. Ele esteve em São Paulo na última semana e conversou com a Folha.

Folha - Com a internacionalização da Pininfarina, onde estão seus clientes hoje?

Paolo Pininfarina - Cerca de 90% do nosso volume de trabalho é exportado para fora da Itália, onde atendemos a Ferrari. Atualmente temos parceria nos elétricos da Autolib [que rodam em Paris], com a Mahindra e com a Tata, na Índia, além do grupo VW, na Alemanha, nosso maior mercado. Na China, ainda não temos parcerias estáveis.

A crise na Europa terá impacto nos automóveis futuramente?

Sim, já que os carros para os mercados de massa precisam ser baratos e produzidos globalmente. Desenhar um carro popular é um desafio, pois ele tem de ser simples, básico e ao mesmo tempo ter estilo para atrair o consumidor. No futuro, os híbridos e os elétricos serão cada vez mais importantes. As novas formas de energia mudarão a arquitetura dos veículos.

O que você acha do desenho dos automóveis brasileiros?

É importante ter centros de design locais, assim o mercado fica mais atualizado. Há modelos no Brasil que não vejo na Itália, como o Fiat Idea Adventure, de que gostei muito.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.