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Peças e acessórios

Variação de temperatura exige mais manutenção do ar-condicionado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A combinação de calor intenso e engarrafamento tornou o ar-condicionado um item de primeira necessidade para o motorista. A presença do equipamento, em média, dobrou em modelos de entrada e intermediários, segundo dados de fabricantes. Sua manutenção, portanto, não deve ser esquecida.

Figurinha do momento nos modelos sofisticados, o ar-condicionado digital requer cuidado com a parte elétrica do painel de controle.

"É importante verificar o funcionamento dos sensores no caso dos que têm a opção 'auto', que regula automaticamente a intensidade do ventilador e da refrigeração para manter a temperatura da cabine", explica Dorival Dias, técnico do Auto Center Imigrantes.

Com defeito nos sensores, a temperatura desejada não será atingida e haverá aumento no consumo de combustível. Uma higienização é necessária a cada 15 mil quilômetros ou um ano.

"Troca-se o filtro antipólen e realiza-se uma limpeza no sistema, injetando um bactericida na tubulação", diz Adilson Affonso, gerente da K2 Ar Condicionado.

Para o filtro não há uma data fixa, o ideal é verificar a cada revisão e trocar de acordo com o estado. O local e o tempo de utilização do carro influenciam no desgaste.

A cada 30 mil quilômetros, deve-se fazer uma manutenção mais completa. É preciso trocar o filtro secador, remover as mangueiras, limpar o evaporador e as válvulas de enchimento, revisar o compressor e trocar óleo e gás do ar-condicionado. O serviço custa cerca de R$ 700.

"O ar-condicionado vai perdendo gás e eficiência com o passar do tempo. As pessoas sempre fazem a revisão de freios e outros sistemas, mas se esquecem do ar-condicionado", alerta Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil.

NEBULIZAÇÃO

Microrganismos se alojam no estofamento e na tubulação do ar-condicionado e podem causar doenças respiratórias e infecções.

"É uma sujeira que não se vê, por isso pede produtos que eliminem bactérias e fungos", diz Valéria Centin, da DryWash, que oferece o serviço de nebulização (uma máquina espalha vapor e bactericida no carro).

Vida longa

Cuidados ampliam durabilidade do equipamento

CIDADE

No ciclo urbano, feche a entrada de ar para evitar acúmulo de poeira no sistema

ESTRADA

Se for fazer uma viagem longa, deixe a entrada de ar aberta para renovar o ar no interior do veículo

SEM USO

Quem não liga muito o ar- condicionado deve acionar o sistema pelo menos uma vez por semana, por dez minutos

DEPOIS DE USAR

Antes de desligar o ar-condicionado, acione o ar quente para secar o sistema e evitar fungos e bactérias. Do contrário é como deixar um pano úmido na gaveta

(RICARDO RIBEIRO)

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