Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Subindo no conceito

Salão exibe protótipos inéditos, como a futura geração do jipe Troller T4 e um utilitário compacto apresentado pela Nissan, que é menor que o Ford EcoSport

DE SÃO PAULO

Com apenas uma Ferrari exposta e várias marcas de superesportivos fora do salão, como a Bugatti e a Lamborghini, os carros-conceito, de cores e formas espalhafatosas, acabam chamando a atenção do público.

Três deles foram desenvolvidos no país com a participação de engenheiros e designers brasileiros, o que mostra o avanço das divisões nacionais de engenharia.

O jipe Troller TR-X, o utilitário compacto Nissan Extrem e o VW Taigun fazem a primeira aparição pública mundial na feira paulistana.

O TR-X é o que está mais próximo da linha de produção. O protótipo antecipa as linhas do sucessor do jipe T4, prevista para 2014.

Esta será a maior mudança promovida no carro desde o seu lançamento, em meados dos anos 1990.

ESTADOS UNIDOS

Todo o desenvolvimento do TR-X ficou a cargo do mesmo time que projetou o novo EcoSport, garante a Ford, atual dona da Troller.

"Iremos apresentar o protótipo nos EUA em breve, a pedido da matriz", contou à Folha João Marcos Ramos, chefe de design da Ford do Brasil. Apesar da apresentação para os norte-americanos, a produção do Troller em outros países ainda não foi cogitada.

A capacidade fabril do T4 (que ganhou novo motor diesel na linha 2013 e preço a partir de R$ 92 mil) gira em torno de 180 unidades mensais, insuficiente inclusive para a demanda local. O carro é produzido na cidade de Horizonte (Ceará).

Principal atração do estande da Nissan, o utilitário compacto Extrem foi concebido na Califórnia (EUA) e inspirado em elementos da natureza brasileira, diz o projetista Shiro Nakamura.

Apesar das linhas musculosas que lembram o Range Rover Evoque, o protótipo Nissan de apenas 3,85 m de comprimento é menor que um EcoSport (4,31 m) e poderia inaugurar um novo segmento de jipinhos.

A marca adianta que o Extrem não será produzido exatamente nessas formas. O modelo que entrará em linha será produzido na fábrica que está sendo construída na cidade de Resende (RJ) e será inaugurada em dois anos.

TAIGUN

Já o conceito da Volkswagen tem o mesmo porte do Extrem e será montado sobre a plataforma do Up!, hatch compacto que será fabricado no Brasil a partir de 2014.

O nome Taigun é alusivo ao Tiguan, jipinho de maior porte da marca alemã. O sucessor desse carro também está no salão, disfarçado de carro-conceito: o Cross Coupé.

(FELIPE NÓBREGA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.