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Regime forçado

Para poluir menos, Audi A3 versão 2013 perdeu peso e ganhou motores menores

Fotos Divulgação
Versão Sportback do A3 chega ao Brasil em agosto
Versão Sportback do A3 chega ao Brasil em agosto
FELIPE NÓBREGA ENVIADO ESPECIAL A MÔNACO

O asfalto perfeito das ruas do Principado de Mônaco foi o palco escolhido pela Audi para apresentar o novo A3. O hatch chega ao mercado brasileiro em junho de 2013 na versão duas portas. Dois meses depois, virá a opção Sport-

back (quatro portas).

Trata-se de um carro completamente novo. O modelo está maior e 90 kg mais leve, o que permitiu a adoção de motores menores e menos poluentes, adequados às futuras exigências ambientais europeias.

O motor 2.0 TFSi (200 cv) deu lugar a um 1.8 igualmente turbinado (180 cv). Engenheiros da Audi garantem que a performance não foi prejudicada, e as primeiras impressões confirmam isso. O A3 parece manter a força de sempre.

Haverá também uma versão 1.4 TFSi (122 cv). Ambas trazem câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o mesmo do A1.

COMANDOS DE VOZ

O novo sistema multimídia do A3 pode se conectar à internet por meio de um smartphone. É possível acessar redes sociais e mandar mensagens por comandos de voz.

O navegador GPS é interligado ao sistema de iluminação do veículo. Desse modo, basta o hatch se aproximar de um cruzamento para que os faróis de xenônio se movam e aumentem a visibilidade lateral.

Quando o combustível está acabando, a tela no centro do painel informa quais são os postos mais próximos e o valor do combustível em cada um deles.

VAGA DE SHOPPING

Há também novidades em segurança e comodidade. Além de trazer um sistema que aciona os freios automaticamente em caso de risco de acidente, o hatch é capaz de estacionar sozinho até em vagas perpendiculares, como as de shoppings.

A Audi ainda não definiu quais desses sistemas estarão disponíveis nos veículos que serão importados para o Brasil, mas diz que pretende equipar bem todas as versões.

Neste primeiro contato, o único ponto negativo detectado na cabine foi a posição dos botões que acionam os vidros elétricos. Muito recuados, são difíceis de acessar.

Os preços da nova geração ainda não foram definidos. Segundo o fabricante, se o dólar voltar ao patamar próximo de R$ 2, não haverá reajuste de preço em relação ao A3 atual, que custa entre R$ 120 mil e R$ 132 mil no país.


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