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Peças e acessórios

Fusca é boa porta de entrada para universo dos veículos antigos

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Visitantes de exposições como o Salão Internacional de Veículos Antigos, que termina hoje no Anhembi, em São Paulo, podem ficar tentados a ter um carro antigo na garagem mesmo sem ter experiência com manutenção e reforma. Para esses, o Fusca é um bom começo.

Como todos os colecionáveis, quanto mais idoso melhor. Um VW produzido entre 1950 e 1953 (Split Window, com a janela traseira dividida) vale pelo menos R$ 20 mil -isso se estiver em mau estado e precisando de restauração. Já um modelo dos anos 1960 custa a partir de R$ 10 mil, dependendo da conservação e da raridade.

FERRUGEM

Segundo Jonas Teixeira, proprietário de uma oficina de funilaria e pintura, "o que define o custo da restauração é o estado do carro. Por isso é importante escolher bem o fusquinha, vendo se ele está 'liso' de carroceria, sem muita ferrugem ou massa".

De acordo com Teixeira, uma boa pintura com serviços pequenos de funilaria custa entre R$ 3.000 e R$ 5.000. Mas há exceções.

"Já recuperei um Fusca 1962 no qual foi gasto mais de R$ 15 mil. O carrinho tinha ferrugem até no teto", diz o mecânico.

A mecânica também precisa de cuidados. "As peças de Fusca já não são muito baratas. Componentes de Gol ou Mille têm menor custo", afirma Renato Gaeta, mecânico que trabalhou na engenharia da VW na época do Fusca.


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