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Novo Palio 1.6 não destrona Gol e já teme o 'irmão' Uno

Versão mais luxuosa do estreante da Fiat oferece bom desempenho, mas Volkswagen é o melhor de dirigir

Montadora italiana assume que êxito do novo Uno surpreendeu e irá mantê-lo como seu carro-chefe

DE SÃO PAULO

Apesar de disputarem de certa forma o mesmo público, Gol e Palio representam escolas opostas no universo dos hatches compactos.
O modelo Volkswagen segue à risca o pragmatismo da indústria alemã, que vê a engenharia como o único caminho para chegar à perfeição.
No Fiat, nota-se logo que a filosofia italiana é outra: a isca é encantar o consumidor através do poder de sedução presente nos detalhes.
Funcionou. O salto qualitativo desta segunda geração do Palio é notório em todos os aspectos. Nem de longe lembra o antecessor, de ergonomia ruim e comportamento dinâmico desengonçado.
Afinal, toda a arquitetura do modelo foi reformulada, incluindo a suspensão -a Fiat garante que 57% dos componentes são inéditos.
O motorista tem a primeira boa impressão logo ao sentar no banco envolvente. Ele abraça como em esportivos.
Um rápido golpe de vista é suficiente para notar que os comandos estão em melhor posição, e o painel, mais caprichado, camufla o excesso de plásticos duros.
Já o cúmulo da economia é a tampa do porta-luvas. A peça é fina e vibra quando o carro encara pisos ruins.
Mas vale dizer que você só a ouve devido ao melhor isolamento acústico. O barulho que vem de fora foi atenuado e deixou mais perceptíveis os ruídos internos.
Quem vai no banco de trás ganhou alguns centímetros extras para pernas e cabeça. Mas não pense que há o ótimo espaço interno de um Renault Sandero, por exemplo.
O novo Palio continua macio ao rodar, embora ainda role um pouco em curvas rápidas. E o motor 1.6 16V "flex" (117 cv) da Fiat é dos melhores. Com ele, o hatch remoçado é o mais rápido da turma na aceleração: chega aos 100 km/h em 11,1s, de acordo com o teste Folha-Mauá.

PEDRAS NO CAMINHO
A questão é que todos os predicados do modelo são comuns aos do "irmão" Uno, mais barato e realmente revolucionário do ponto de vista estético. Tanto que a Fiat prevê emplacar 8.000 unidades do novo Palio por mês, a metade da média do Uno, atual vice-líder do ranking.
Na ponta, segue o Gol, por mérito próprio. É o aluno com a melhor média da classe. Seu segredo? A harmonia entre motor, câmbio e suspensão, com condução prazerosa. O problema é que a VW sabe disso e cobra caro por ele. Em relação ao Palio igualmente equipado, o Gol tem preço cerca de 7% maior.
Parece pouco, mas é o suficiente para quitar o seguro e o IPVA (imposto anual).
O VW só economiza no posto. Por a partir de R$ 33,6 mil, a versão 1.6 8V "flex" (104 cv) roda 10,8 km com um litro de gasolina na cidade -marca do Chevrolet Celta 1.0.
Mas, antes de comprar um Gol, saiba que ele muda em 2012: ganhará faróis iguais ao do novo Fox e alguns outros retoques visuais.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092; www.maua.br

VW e Fiat cederam os carros para teste

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