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Cartas
Cobrança abusiva
"Tenho um Nissan Gran Livina 2010, que apresentou defeito na barra de direção. Em decorrência da substituição da peça, foi necessário fazer alinhamento e balanceamento de rodas. A concessionária Sinal me cobrou R$ 190 pela hora da mão de obra. Não posso ser obrigada a arcar com o prejuízo causado pela substituição de uma peça em garantia."
Andréia Passantino (São Paulo, SP)
Resposta da Nissan - "A cliente já foi contatada para agendar o reparo."
Réplica da leitora - "Estou decepcionada com o serviço de assistência técnica da Nissan. Mas resolveram não cobrar pelo reparo."
Sem amortecedor
"Sou proprietário de um Ford Fusion V6 que ainda está na garantia. O veículo apresentou problemas no amortecedor. A autorizada informou que não existe a peça em estoque e que o prazo de entrega é de 15 dias. O Ford Assistance liberou apenas três dias de carro reserva. Foi aberta uma reclamação na fábrica, sem resposta até o momento.''
Elton mergulhão (São Paulo, SP)
Resposta da Ford - "Informamos que o veículo foi atendido pela Sandrecar. O cliente informou que a questão foi solucionada."
Réplica do leitor - "Há 45 dias recebi uma ligação da Ford me informando que, para compensar o prejuízo que tive com o carro alugado, a próxima revisão do meu Fusion seria gratuita. Disse ainda que enviaria um e-mail com todas as instruções de como proceder, mas nunca recebi essa mensagem e nenhum outro contato."
Vidro do Sandero
"Tenho um Renault Sandero 1.6 2012. O modelo não possui iluminação nos botões dos vidros elétricos, e decidi fazer a instalação por conta própria. Mas não há fio do sinal positivo para lâmpadas no chicote dos comandos elétricos. Quero saber como fazer esse serviço na autorizada."
*Cristiano Teles * (São Paulo, SP)
Resposta da Renault - "Explicamos ao cliente que se trata de uma definição do produto."
Réplica do leitor - "É impossível encontrar os comandos dos vidros à noite. Modelos mais básicos como VW Gol e Chevrolet Celta têm iluminação nesses botões."
Falta de peça
"Levei meu Ford Focus à revenda Caoa para trocar o vidro fixo do lado esquerdo depois de ter confirmado que eles tinham a peça no estoque. Quando fui retirar o carro, percebi que faltava a guarnição do componente. O atendente disse que me avisaria assim que chegasse. Após um mês de espera, fui orientado a cobrar uma posição do fabricante."
Vinicius Ribeiro (São Paulo, SP)
Resposta da Ford - "Informamos que o veículo está em atendimento na Caoa e que o reparo está agendado."
Astra com defeito
"Comprei um Astra 2011 em uma concessionária autorizada. Após rodar pouco mais de 15 quilômetros, o carro apresentou um barulho alto e ininterrupto de atrito, vindo do conjunto embreagem/câmbio.
Acionei o serviço de atendimento ao cliente e o veículo foi guinchado. No dia 10 de outubro, fui informado de que será preciso trocar a caixa de câmbio. Não aceito reparo. Não quero ficar com esse carro, que está desmontado na concessionária."
Alexandre Aiolfe (São Paulo, SP)
Resposta da General Motors - "O referido caso foi solucionado com o cliente. O veículo foi reparado e entregue em condições normais de funcionamento."
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