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Fusion ganha potência com motor flex

Opção bicombustível do modelo de luxo da Ford anda bem, mas preço ficou mais alto que o da versão anterior

Com versão 2.5, carro feito no México torna-se o primeiro sedã grande do mercado brasileiro a consumir etanol

DO ENVIADO A FLORIANÓPOLIS (SC)

Lançada no Brasil em outubro do ano passado, a nova geração do Ford Fusion ganhou mais uma versão, que chega às concessionárias este mês com motorização flex. Por R$ 92.990, será a configuração de entrada do modelo.

A versão também faz dele o primeiro sedã grande bicombustível do mercado brasileiro. A Folha avaliou o carro por cerca de 100 km.

O motor é o mesmo 2.5 Duratec usado na versão flex da picape média Ranger, mas recalibrado para entregar melhor dirigibilidade ao sedã. O funcionamento ficou mais suave, com menos vibrações.

Os 175 cv garantem respostas rápidas. A geração anterior, movida apenas a gasolina, tinha 162 cv. A força disponível é bem aproveitada pela transmissão automática de seis velocidades com modo sequencial.

O nível de ruído do conjunto é baixo e há um bom isolamento acústico na cabine.

A versão flex, porém, tem suspensão mais macia que a do Fusion topo de linha, com motor 2.0 turbo (240 cv) e tração integral. Essa característica faz o carro "flutuar" mais na estrada.

Segundo a Ford, esse era o objetivo. O Fusion que aceita etanol foi criado para ser mais suave.

O interior é bem acabado, e a lista de equipamentos não difere muito da disponível na opção turbo. Há freios ABS, controles de estabilidade e tração, oito airbags e sensor de estacionamento com câmera traseira. O ar-condicionado é digital, com regulagens independentes para motorista e carona. Bancos de couro e sistema multimídia com GPS completam o pacote.

A fartura tem seu preço. O Fusion 2.5 flex é cerca de R$ 8.000 mais caro que a versão de entrada da geração anterior do sedã.

Contudo, por ter os benefícios fiscais da fabricação mexicana, o modelo Ford custa menos que os sul-coreanos Hyundai Sonata (R$ 99,3 mil) e Kia Optima (R$ 105,9 mil).

Outros rivais podem chegar no segundo semestre. A Nissan trará o Altima e a Chevrolet, o Malibu.

DIANTEIRA

A Ford terá ainda uma versão intermediária do Fusion, que custará R$ 99.990. O motor é o mesmo 2.0 turbo da opção Titanium (R$ 112.990), mas com tração dianteira e alguns itens a menos.

O objetivo do fabricante é alcançar a liderança da categoria, meta que pode ser facilitada pelas regras de importação.


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