Índice geral Veículos
Veículos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corolla 45

Mais vendido do mundo, carro da Toyota ultrapassou os números do Fusca com estratégia global de vendas e produção

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Fotos Divulgação Fonte: Toyota
1966 - Feito para o Japão, 1º Corolla tinha motor 1.1 e aspecto de Chevette
1966 - Feito para o Japão, 1º Corolla tinha motor 1.1 e aspecto de Chevette

Qual o carro mais vendido de todos os tempos? Se respondeu "Fusca", errou. O posto atualmente é do Toyota Corolla, que completou 45 anos há dois meses, com mais de 35 milhões de unidades vendidas pelo mundo.

O besouro da VW significa mais para sua época e para a história do automóvel, mas a Toyota soube vivenciar melhor o boom da indústria.

Parte do crescimento do setor, aliás, deve-se ao Corolla -mais pela forma como é fabricado do que por seu estilo e desempenho razoáveis.

Desde seu nascimento, em 1966, o veículo dissemina o revolucionário processo de produção sob demanda, que evita estoques e, portanto, os altos custos de manter carros parados no pátio da fábrica. Este método foi copiado até por hospitais e pela indústria alimentícia.

Mas o Corolla (que significa "coroa de flores" em latim) ficou conhecido por outra obsessão: a qualidade total, que levou a Toyota à liderança entre os carros de passeio nos EUA, com o sedã Camry.

Porém, na ânsia de se tornar a maior do mundo, a empresa acelerou processos que culminaram num recall histórico de quase 8 milhões de seus carros no ano passado. Prejuízo vergonhoso para a imagem da marca, classificou Akio Toyoda, executivo da Toyota e neto do fundador.

Mesmo assim, o Corolla segue como líder em vendas entre os sedãs médios no Brasil desde 2009.

Na festa de aniversário, o quarentão vê os novos rivais GM Cruze, VW Jetta e Honda Civic -que será remodelado em dezembro- loucos para roubar seu lugar e ficar com a cereja do bolo.

Contudo, o carro-símbolo do renascimento japonês no pós-guerra tem suas armas para tentar se manter no topo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.