São Paulo, domingo, 01 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peugeot venderá na França o 207 Brasil

Crise na Europa se agrava e faz matriz apelar para um carro barato e ultrapassado; lá, ele chamará 206+

DA REDAÇÃO

Quando o 207 Brasil foi lançado, em maio do ano passado, a engenharia da Peugeot se orgulhava de ter levado três anos para transformar um 206 num esboço de 207 europeu.
Na França, o hatch homônimo era muito mais sofisticado, moderno e econômico que o 206. Só que, segundo a própria Peugeot do Brasil, era muito caro para ser fabricado em Porto Real (RJ). Custaria, na época, algo em torno de R$ 65 mil, o mesmo que um 307 com câmbio automático novo em folha.
O jeito então era adaptar um carro de 1999 que revolucionou o design dos compactos. Daí a dificuldade de mexer num projeto vencedor com 6,5 milhões de unidades vendidas no mundo -mas cansado de viver.
Inventaram o nome 207 Brasil para renovar um carro que, de 207, só tinha os faróis, a grade, a abertura do para-choque e a parte superior do painel.
O brasileiro adorou. Comprou cerca de 2.500 carros por mês em 2008, o equivalente à soma do Fiat Stilo, do Volkswagen Golf e do Ford Focus.
Com o sucesso, a Peugeot francesa não pensou duas vezes: anunciou que venderá o "nosso" 207 na Europa. Explica-se: o projeto do 206 está há tempos amortizado e faz dele um carro barato para ser feito, sem abrir mão do lucro alto.
Sairia mais em conta do que criar um projeto novo de baixo custo, como fez a Renault com a dupla Logan e Sandero.
Barato também serão os motores do 206+ (nome dado para diferenciá-lo do verdadeiro 207 francês). Há dois propulsores a gasolina -1.1 (60 cv) e 1.4 (75 cv)- e um a diesel, com 70 cv.
O hatch de entrada será produzido na planta de Mulhouse, na França, e vai abastecer toda a Europa. Ficará posicionado entre o 107 e o 207, que, dentro de dois anos, dará lugar ao futuro 208. (FABIANO SEVERO)


Texto Anterior: Assim na terra como no asfalto
Próximo Texto: Assim na terra como no asfalto: Frontier é mais agradável de guiar que Hilux
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.