São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007

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Haras nacional

Modelos brasileiros mais potentes, Civic e Golf têm equilíbrio nas pistas e nas contas

Renato Stockler/Folha Imagem
O Civic Si só é vendido nas cores preta ou vermelha; amarelo do Golf está disponível com motores 1.6 e 1.8T

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Responda rápido: o que um Honda Civic e um Volkswagen Golf têm em comum? Aparentemente, muito pouco.
O primeiro é um sedã; o outro, um hatchback. O "japonês" é equipado com motor de 140 cv (cavalos), e o "alemão" tem 101 cv. Quando a comparação é entre as versões Si e GTI, porém, as semelhanças surgem.
Os dois são os carros mais potentes fabricados no Brasil. Feito no interior de São Paulo, o Honda oferece 192 cv. O sedã ganhou o motor 2.0 do Accord, mas adaptações elevaram a potência original de 150 cv.
A Volkswagen usou o sensor dos motores bicombustíveis para descobrir não se o motor 1.8T está queimando álcool, mas gasolina de alta octanagem (vendida como "premium"). Nesse caso, são 193 cv -5% a menos se a gasolina for comum.
Será que um cavalo faz diferença? O teste Folha-Mauá revela que os dois empatam para chegar aos 100 km/h.
O marcador de fundo vermelho do Si aponta 100 km/h em 7,77s. No Golf, o cronômetro indica 7,86s -a série limitada VR6, de 2003, levou 7,88s.
Nas retomadas, o equilíbrio também dá o tom, com uma sutil vantagem para o Civic. Entre 100 km/h e 120 km/h, a diferença é de míseros 0,08s.
Cabe registrar que o Civic foi testado com gasolina comum, como todos os carros que passam pelo teste Folha-Mauá, e o paranaense Golf usou gasolina de alta octanagem.

Racionalidade
Ao volante, o Civic passa uma sensação maior de esportividade. A posição de dirigir, o câmbio de seis marchas, o velocímetro digital e o conta-giros bem em frente ao motorista compõem o cenário.
O câmbio do Golf, ainda que tenha engates precisos como os do Civic, é de cinco velocidades, o que faz o carro custar R$ 90.490. Opcionalmente, oferece o automático com trocas manuais, o que eleva o preço para R$ 102.595.
E, se os dois modelos são rápidos nas pistas, não apresentam a mesma velocidade nas concessionárias. As autorizadas da Volkswagen prometem ter o Golf só a partir do dia 15.
Com sorte, é possível achar um Civic para pronta entrega. Na segunda-feira, a Folha encontrou 27 unidades, em geral, vermelhas. O preço sugerido de R$ 99,5 mil foi pedido por só uma loja -as outras cobram de R$ 101,9 mil a R$ 110 mil.

Consumo x seguro
Imagine que, após checar o saldo da conta corrente, o motorista constate que não tem cacife para um BMW M6 ou um Mercedes-Benz E 63 AMG (veja os testes na página 12). Então ele continua a calcular e descobre que, do ponto de vista financeiro, há uma harmonia.
A vantagem do Civic aparece no consumo. O Golf faz 8,8 km/l na cidade, e o Civic, 10,5 km/l. Na estrada, a diferença diminui para 900 m (14,4 km/l do Si contra 13,5 km/l do GTI). O litro da gasolina "premium" custa R$ 2,70, enquanto o da comum sai por R$ 2,40.
O seguro -um dos principais problemas apontados por donos de Golf- pode ser mais caro para o Civic, dependendo da idade do motorista. Alguém com 18 anos paga R$ 13.282,61 para proteger seu Golf e R$ 11.794,80 se tem um Civic.
A partir dos 30 anos, a situação se inverte: o prêmio do VW sai por R$ 4.323,70; o do Honda, por R$ 7.259,89. Aos 60 anos, a vantagem do Golf é de R$ 1.800, apontam as cotações feitas pela Porto Seguro.
Em tempo: a multa mínima por "pisar fundo" é de R$ 85,13.


INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



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