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Haras nacional
Modelos brasileiros mais potentes, Civic e Golf têm equilíbrio nas pistas e nas contas
Renato Stockler/Folha Imagem
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O Civic Si só é vendido nas cores preta ou vermelha; amarelo do Golf está disponível com motores 1.6 e 1.8T
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Responda rápido: o que um
Honda Civic e um Volkswagen
Golf têm em comum? Aparentemente, muito pouco.
O primeiro é um sedã; o outro, um hatchback. O "japonês"
é equipado com motor de 140
cv (cavalos), e o "alemão" tem
101 cv. Quando a comparação é
entre as versões Si e GTI, porém, as semelhanças surgem.
Os dois são os carros mais potentes fabricados no Brasil.
Feito no interior de São Paulo,
o Honda oferece 192 cv. O sedã
ganhou o motor 2.0 do Accord,
mas adaptações elevaram a potência original de 150 cv.
A Volkswagen usou o sensor
dos motores bicombustíveis
para descobrir não se o motor
1.8T está queimando álcool,
mas gasolina de alta octanagem
(vendida como "premium").
Nesse caso, são 193 cv -5% a
menos se a gasolina for comum.
Será que um cavalo faz diferença? O teste Folha-Mauá revela que os dois empatam para
chegar aos 100 km/h.
O marcador de fundo vermelho do Si aponta 100 km/h em
7,77s. No Golf, o cronômetro
indica 7,86s -a série limitada
VR6, de 2003, levou 7,88s.
Nas retomadas, o equilíbrio
também dá o tom, com uma sutil vantagem para o Civic. Entre
100 km/h e 120 km/h, a diferença é de míseros 0,08s.
Cabe registrar que o Civic foi
testado com gasolina comum,
como todos os carros que passam pelo teste Folha-Mauá, e o
paranaense Golf usou gasolina
de alta octanagem.
Racionalidade
Ao volante, o Civic passa uma
sensação maior de esportividade. A posição de dirigir, o câmbio de seis marchas, o velocímetro digital e o conta-giros
bem em frente ao motorista
compõem o cenário.
O câmbio do Golf, ainda que
tenha engates precisos como os
do Civic, é de cinco velocidades,
o que faz o carro custar
R$ 90.490. Opcionalmente,
oferece o automático com trocas manuais, o que eleva o preço para R$ 102.595.
E, se os dois modelos são rápidos nas pistas, não apresentam a mesma velocidade nas
concessionárias. As autorizadas da Volkswagen prometem
ter o Golf só a partir do dia 15.
Com sorte, é possível achar
um Civic para pronta entrega.
Na segunda-feira, a Folha encontrou 27 unidades, em geral,
vermelhas. O preço sugerido de
R$ 99,5 mil foi pedido por só
uma loja -as outras cobram de
R$ 101,9 mil a R$ 110 mil.
Consumo x seguro
Imagine que, após checar o
saldo da conta corrente, o motorista constate que não tem
cacife para um BMW M6 ou um
Mercedes-Benz E 63 AMG (veja os testes na página 12). Então
ele continua a calcular e descobre que, do ponto de vista financeiro, há uma harmonia.
A vantagem do Civic aparece
no consumo. O Golf faz 8,8
km/l na cidade, e o Civic, 10,5
km/l. Na estrada, a diferença
diminui para 900 m (14,4 km/l
do Si contra 13,5 km/l do GTI).
O litro da gasolina "premium"
custa R$ 2,70, enquanto o da
comum sai por R$ 2,40.
O seguro -um dos principais
problemas apontados por donos de Golf- pode ser mais caro para o Civic, dependendo da
idade do motorista. Alguém
com 18 anos paga R$ 13.282,61
para proteger seu Golf e
R$ 11.794,80 se tem um Civic.
A partir dos 30 anos, a situação se inverte: o prêmio do VW
sai por R$ 4.323,70; o do Honda, por R$ 7.259,89. Aos 60
anos, a vantagem do Golf é de
R$ 1.800, apontam as cotações
feitas pela Porto Seguro.
Em tempo: a multa mínima
por "pisar fundo" é de R$ 85,13.
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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