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São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

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UTILITÁRIO

Jipe custa R$ 132 mil e traz tração 4x4 integral

Forester ganha tecnologia, perde peso e fica mais arredondado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um dos principais concorrentes do recém-lançado Mitsubishi Airtrek é o Subaru Forester, que foi reestilizado na linha 2003. Assinado por Andreas Zapatinas -desenhista que já trabalhou na Alfa Romeo-, ficou com aparência mais robusta e ganhou linhas mais arredondadas.
O modelo está um centímetro mais curto, porém as outras medidas não foram alteradas, inclusive os 406 litros do porta-malas. Agora há 10 mm a mais entre o chão e o assoalho. O utilitário também está 15 quilos mais leve.
Equipado com tração 4x4 permanente, o modelo aposta na segurança. O capuz do motor, de alumínio, ajuda a dar mais estabilidade nas curvas. Em casos de atropelamento, os braços dos limpadores do pára-brisas se soltam para evitar ferimentos na vítima.
Já o encosto de cabeça do passageiro dianteiro afasta o chamado "efeito chicote". Caso haja uma batida traseira, ele automaticamente vai para a frente para proteger o pescoço do viajante.
O novo Forester passa a oferecer airbags (bolsas de ar que inflam em batidas) laterais, além dos frontais. Os freios, a disco nas quatro rodas, contam com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da força de frenagem).

Turbinado
Eleito o melhor veículo de passeio 4x4 na Austrália e carro do ano 2003 no Japão, o Forester é equipado com motor 2.0 turbo com intercooler -antes também havia a opção aspirada. Ele gera 177 cavalos, sete a mais que o anterior, e se comporta como um típico turbinado. É preciso elevar a rotação para o carro deslanchar.
Segundo a Subaru, o Forester chega a 195 km/h. Na cidade, o consumo médio é de 7,5 km/l, enquanto na estrada roda 12 km/l.
Se para a geração anterior existia o câmbio manual, atualmente a única opção é o automático. Ao lado da alavanca, a tecla "Power" troca as marchas em rotações mais elevadas. Ainda existe o sistema antiderrapagem, que faz o carro sair em segunda.
O Forester custa R$ 132 mil, R$ 23,6 mil a mais que o também japonês Airtrek. Está certo que a Subaru oferece motor mais potente -o da Mitsubishi gera 136 cv-, tem bancos de couro como item de série -no concorrente custam R$ 1.500- e teto solar, indisponível no Airtrek.
O Forester também é mais caro que utilitários tradicionais, como o Honda CR-V (R$ 117.510) e o Toyota RAV4 (R$ 104.980).
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


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