|
Próximo Texto | Índice
Corsa 1.4 bate Palio
Novo motor Chevrolet tem até 24 cv a mais que o da Fiat, dando fôlego em especial às vendas
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Nos cinco primeiros meses
deste ano, o Fiat Palio deu um
banho no Chevrolet Corsa. A
diferença no emplacamento foi
de 63.999 unidades.
Está certo que cerca de 70%
das vendas do Palio são com a
carroceria anterior, mas a General Motors agiu. Não trouxe o
design europeu, mas está de
olho no bolso do cliente.
Acompanhado por uma barra cromada na grade do radiador, novos faróis e pára-choque
e grafismos internos diferentes, o motor 1.4 é a grande arma
do Corsa. A cilindrada responde por 19% das vendas do Palio.
A vantagem do motor 1.4 é
ter mais desempenho que um
1.0, sem um consumo muito
maior. No lado negativo, o Palio
se aproxima mais de um "popular"; no positivo, é o Corsa.
Com potência que vai de 99
cv (cavalos) a 105 cv, dependendo do combustível, o Corsa, em
todas as provas de aceleração
do teste Folha-Mauá, bateu o
Palio, que dispõe de 80 cv com
gasolina e 81 cv com álcool.
Pesando 75 kg a menos que o
Chevrolet, o Fiat supera o concorrente em algumas retomadas, principalmente com gasolina. Entre 40 km/h e 80 km/h, o atraso é de 0,08s -do Corsa.
Passada a fase emocional da
compra -se tal afirmação cabe
para carros que levam até
13,82s para ir a 100 km/h-, o
Corsa também passa o Palio.
Acessórios
O preço de tabela do Corsa é
de R$ 30.990, R$ 1.230 a menos
que o do Palio. Os dois têm pára-choques pintados na cor do
carro e limpador do vidro traseiro, mas direção hidráulica e
ar-condicionado são opcionais.
A direção do Corsa custa R$
1.700. O acessório do Palio
obriga a compra do vidro dianteiro elétrico e da trava acionada a 20 km/h: sai por R$ 1.917.
Enquanto o ar-condicionado
do Corsa tem preço de R$
3.500, a Fiat cobra R$ 3.816.
O leque de opcionais do Palio
é maior, mas, com freios com
EBD (distribuição da força de
frenagem) e retrovisores elétricos, o preço vai a R$ 50.425. O
Corsa pára em R$ 38.790.
Além disso, o motor 1.4 do
Corsa -agora também oferecido na Montana- faz o compacto ser mais econômico que seu
concorrente, que passou por
uma grande plástica em março.
Na cidade, o Corsa consegue
percorrer 8,2 km com um litro
de álcool contra 7,9 km do Palio. Em trecho rodoviário, a diferença sobe para 1 km/l.
Reverter um quadro negativo
não é difícil para o Corsa. Mas,
como disse à Folha Marcos
Munhoz, diretor geral de marketing e vendas da GM, "se o
Corsa não for agora..."
Os carros foram cedidos para teste
pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092
www.maua.br
Próximo Texto: Os concorrentes Índice
|