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Ford F-Maxx faz 5 km/l; smart fortwo, 20 km/l
Cria da Mercedes teve o melhor consumo de gasolina do teste Folha-Mauá
DE SÃO PAULO
Na Ford F-Maxx, aquela
noção de espaço que você
cultiva há anos cai por terra.
A picape mal cabe na faixa
de ônibus e está sempre intimidando os outros.
Não é para menos: são 2,5
metros tanto de largura como
de altura. Trata-se de um caixote, visto de frente. É impossível não impressionar qualquer motorista, ainda mais
os de smart fortwo, Mini Cooper e Fiat 500.
"Já pediram para tirar foto
comigo ao lado da F-Maxx.
Perguntavam se eu era artista, famoso, milionário", lembra Josué Maioli, diretor de
marketing da Tropical.
Durante o test-drive, as
cinco telas de LCD mostravam o "big foot" (carro-ainda-mais-monstro) dos EUA.
Talvez para a F-Maxx parecer
menor. Não funcionou.
Num retorno de 180 mal
calculados, a picape atropelou o meio-fio interno.
Pelo enorme retrovisor,
nada se via. Daí o pequeno
espelho convexo, abaixo do
principal, para notar que a
guia estava irreconhecível.
Ao lado, o smart dava gargalhadas. A agilidade com
um entre-eixos de moto faz o
trânsito mudar de figura.
O Fiat, 86 cm maior, também dá gosto. Na cidade.
A direção elétrica é leve como poucas e precisa como
nunca em Fiat subcompacto.
Do Mini, nem se fala. Tudo
o que a BMW aprendeu de interação entre carro e motorista está no Cooper, implorando por curvas de alta e baixa.
Sua estabilidade faz o motor 1.6 (122 cv) parecer menos
excelente do que é. Manual,
tem o melhor desempenho,
ao menos em aceleração.
O smart é automático -ou
automatizado, como chamam os câmbios manuais
com atuador de embreagem.
RECORDE
Em 13 anos de teste Folha-Mauá, os três cilindros turbinados tiveram o menor consumo combinado entre cidade e estrada. Fizeram 15 km/l
e 20,7 km/l, respectivamente. Quase um acinte!
No sinal, o start&stop desliga o motor e economiza gotas de gasolina -a média subiu para 16,8 km/l na cidade.
A F-Maxx nunca ouviu falar disso. Usa motor 3.9 turbodiesel de 230 cv do Cargo
815. Faz 6 km/l, na melhor
das hipóteses, diz o dono.
E custa R$ 369 mil -o dobro dos três pequenos somados. Em 2011, a Tropical ainda fará uma limusine.
(FS)
Tropical Cabines, Mercedes-Benz, Fiat e
BMW cederam os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
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