São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010

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Ford F-Maxx faz 5 km/l; smart fortwo, 20 km/l

Cria da Mercedes teve o melhor consumo de gasolina do teste Folha-Mauá

DE SÃO PAULO

Na Ford F-Maxx, aquela noção de espaço que você cultiva há anos cai por terra.
A picape mal cabe na faixa de ônibus e está sempre intimidando os outros.
Não é para menos: são 2,5 metros tanto de largura como de altura. Trata-se de um caixote, visto de frente. É impossível não impressionar qualquer motorista, ainda mais os de smart fortwo, Mini Cooper e Fiat 500.
"Já pediram para tirar foto comigo ao lado da F-Maxx. Perguntavam se eu era artista, famoso, milionário", lembra Josué Maioli, diretor de marketing da Tropical.
Durante o test-drive, as cinco telas de LCD mostravam o "big foot" (carro-ainda-mais-monstro) dos EUA. Talvez para a F-Maxx parecer menor. Não funcionou.
Num retorno de 180 mal calculados, a picape atropelou o meio-fio interno.
Pelo enorme retrovisor, nada se via. Daí o pequeno espelho convexo, abaixo do principal, para notar que a guia estava irreconhecível.
Ao lado, o smart dava gargalhadas. A agilidade com um entre-eixos de moto faz o trânsito mudar de figura.
O Fiat, 86 cm maior, também dá gosto. Na cidade.
A direção elétrica é leve como poucas e precisa como nunca em Fiat subcompacto.
Do Mini, nem se fala. Tudo o que a BMW aprendeu de interação entre carro e motorista está no Cooper, implorando por curvas de alta e baixa.
Sua estabilidade faz o motor 1.6 (122 cv) parecer menos excelente do que é. Manual, tem o melhor desempenho, ao menos em aceleração.
O smart é automático -ou automatizado, como chamam os câmbios manuais com atuador de embreagem.

RECORDE
Em 13 anos de teste Folha-Mauá, os três cilindros turbinados tiveram o menor consumo combinado entre cidade e estrada. Fizeram 15 km/l e 20,7 km/l, respectivamente. Quase um acinte!
No sinal, o start&stop desliga o motor e economiza gotas de gasolina -a média subiu para 16,8 km/l na cidade.
A F-Maxx nunca ouviu falar disso. Usa motor 3.9 turbodiesel de 230 cv do Cargo 815. Faz 6 km/l, na melhor das hipóteses, diz o dono.
E custa R$ 369 mil -o dobro dos três pequenos somados. Em 2011, a Tropical ainda fará uma limusine. (FS)


Tropical Cabines, Mercedes-Benz, Fiat e BMW cederam os carros para teste INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092



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