São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

CARTAS

Ultrapassagens na estrada
"Tenho um Renault Clio 1.0 e, de acordo com o fabricante, o torque máximo é obtido a 4.250 rpm, e a rotação de potência máxima é de 5.500 rpm. Numa ultrapassagem, devo elevar a rotação a 4.250 rpm para poder obter o torque máximo? O limite é 5.500 rpm? Para sair em um sinal, devo mudar as marchas em qual rotação para ter um bom arranque? Por que alguns carros atingem o torque com rotação baixa?"
Maurício Demichelli (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo o instrutor de direção preventiva Roberto Manzini, é imprescindível usar a faixa de torque máximo do motor. Não é preciso se preocupar em limitar a rotação a 5.500 rpm, pois isso é feito pelo gerenciamento do motor, e não pelo conta-giros. Isso ocorre normalmente no início da faixa vermelha do instrumento. Em arrancadas, trocar de marcha abaixo da faixa de torque máximo aumenta o tempo para atingir a velocidade desejada. Manzini revela que alguns carros têm mais torque porque contam com motores mais elásticos. Propulsores com faixas de torque em rotações menores exigem um número de trocas de marchas menor.

Pane no Palio
"Comprei um Palio ELX em julho na GPV. No dia seguinte ao da entrega, o motor não ligou. Telefonei para a revenda, e o vendedor disse que não poderia ajudar e que eu ligasse para Fiat. Um atendente do Confiat veio até a minha casa e verificou que o problema era na ignição. Disse que o carro deveria retornar à GPV. Ainda não conseguiram resolver o problema do meu veículo e não emprestaram outro."
Fábio Dias (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat afirma que entrou em contato com o cliente e soube que o carro se encontra em perfeitas condições.

Réplica - O leitor confirma que o seu veículo não mais apresenta o problema.

Scénic com desgaste natural
"Atendendo ao recall da Renault, levei minha Scénic à revenda Itavema. Após a troca da peça, a assistência técnica disse ter detectado um vazamento de óleo e que a recomendação seria a substituição de um retentor, cotado em R$ 575 (R$ 80 da peça e R$ 495 da mão-de-obra). O veículo já estava fora de garantia, mas com apenas 15.800 quilômetros rodados."
Francisco Cesar Razzolini (São Paulo, SP)

Resposta - A Renault diz que a revenda ofereceu a peça em cortesia ao cliente, mas ele deve pagar pela mão-de-obra.


Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. É obrigatório incluir nome, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: Ficha técnica: Audi A4 Avant 3.0
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.